A vila histórica de Paranapiacaba foi cenário de diversão e de descobertas para um grupo de 42 mulheres, vítimas de violência, atendidas pelo projeto Vem Maria. A iniciativa, que ocorreu neste sábado (26), encerra as comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovido pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Inclusão Social, e com apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e do Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde, que coordena a gestão das casas-abrigo.
O objetivo do passeio turístico foi proporcionar às participantes atividades que resgatam a autoestima, trabalham a esperança e o vínculo nas relações pessoais e fortalecem o emocional. A maioria mora em casa-abrigo e sofre ameaça de morte. “Elas não têm como sair por aí, se expondo, porque correm riscos. A visita a Paranapiacaba foi uma boa opção de lazer com segurança”, afirmou Léa Gomes da Cruz Soares, coordenadora do Vem Maria.
Acompanhadas pelos filhos, as mulheres visitaram os principais pontos turísticos, entre eles o Clube União Lyra-Serrano e o Ateliê de Cerâmica, e se encantaram com a arquitetura das casas, artesanato e clima da região. Participaram também de atividades, entre elas a dança circular sagrada. Em roda e de mãos dadas, as participantes fizeram movimentos com o corpo simbolizando a união. “Essa atividade acalma, fortalece e encoraja”, disse Léa.
Após o tour na cidade, foram homenageadas com um almoço. Em seguida, fizeram oficina de origami (Arte japonesa de dobrar papel).
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Ivana Hammerle
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +5511 4433-0135
28/03/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre