O tricampeão brasileiro de corridas de montanha, José Virginio, de 31 anos, venceu a I Etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha, realizada em Paranapiacaba, neste sábado (26). Entre as mulheres, a campeã do ano passado, Luzia Aluízio, de 49 anos, também confirmou a primeira colocação e o favoritismo. A prova quebrou o recorde de participantes em corridas do gênero e foi marcada pela tradicional neblina.
A corrida somou pontos no ranking geral da competição paulista e contará com outras seis etapas durante o ano. O desafio na vila histórica de Paranapiacaba abriu a temporada 2011. Virginio completou a prova em 52min58s e Luzia, em 1h11min58s.
No naipe masculino, Antonio Carlos Vieira com 55min09s, seguido de perto por Fernando Beserra, com a marca de 55min52s, completaram o pódio do percurso longo. Entre as mulheres, Alessandra Lopes fechou o percurso em 1h14min30s e Maria de Fátima Miranda, em 1h17min41s.
Já no percurso curto, o pódio masculino foi composto por Antonio Pinto dos Santos, que concluiu a prova em 41min28s, seguido de Richardson Baptista, com o tempo de 48min12s e, em terceiro lugar, Genilton Jesus, com 50min37s. No feminino, a campeã foi Andrea Cristina Menezes com o tempo de 01h06min49s, Célia Regina Satiko com 01h08min23s, em segundo lugar, e fechando o pódio, Rita de Cassia Masutani, com 01h14min29s.
Além das dificuldades conhecidas e já previstas, como pedras, subidas e descidas, terra batida, galhos e árvores e travessias de rio e cachoeira, os competidores tiveram outro grande adversário nesta etapa: a intensa neblina que cobriu a vila andreense, pouco antes da largada.
O Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha organizou a prova e a Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Turismo, da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, e a Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense apoiaram o evento e ofereceram a infraestrutura necessária.
Outras atrações da vila
Paranapiacaba apresenta uma série de outras atrações para os visitantes. A Maria Fumaça é uma das principais atrações do local. O passeio custa R$ 5 e sai da passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) disponibiliza o Expresso Turístico Luz-Paranapiacaba (quinzenal, aos domingos). O trem sai da Estação da Luz, um dos mais importantes marcos arquitetônicos do País, e segue para a vila. O passageiro pode optar por realizar o embarque e desembarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM), com tarifa diferenciada. A compra é realizada somente em dinheiro e diretamente nas bilheterias (Estação da Luz e Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, na Linha 10-Turquesa), das 6h às 18h30 (todos os dias). A disponibilidade de passagens é de responsabilidade da CPTM.
Como chegar
Para ir à vila de carro, o interessado deve seguir pela Via Anchieta até o km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o km 45,5. Depois, é só pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível ir de ônibus, que sai do Terminal Rodoviário de Santo André (Tersa), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires - 4828-1019).
Mais informações sobre os passeios podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas, pelo telefone 4439-0237, ou no site da Prefeitura de Santo André em .
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Thiago Oliveira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +5511 4433-0164
28/03/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre