Em constante processo de modernização, o Procon de Santo André, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos, passou por reforma e foi reinaugurado, em solenidade, nesta segunda-feira (28). O evento contou com a participação de diversas autoridades, como os secretários de Assuntos Jurídicos, Niljanil Bueno Brasil; Gabinete e Saúde, Nilson Bonome; Administração, Milton Barreiro; Obras e Serviços Públicos, Alberto Rodrigues Casalinho; Inclusão Social, Antônio Francisco Silva, e Segurança Pública e Trânsito, Adilson de Lima.
A cerimônia contou também com a presença de representantes da área de ensino superior, Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Sebrae, entidades jurídicas e de órgãos de defesa do consumidor municipais e estadual, entre eles Marcos Diegues, assessor técnico da diretoria executiva da Fundação Procon de São Paulo, e Fábio Picarelli, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santo André.
Os investimentos não se restringiram apenas às mudanças físicas do departamento, mas também à implantação de um novo e moderno sistema de senhas eletrônicas, que permite que as pessoas assistam vídeos institucionais e educativos sobre direitos do consumidor, enquanto esperam pelo atendimento.
Na abertura do evento, a diretora do órgão, Ana Paula Satcheki explicou que o Procon de Santo André tem focado suas ações em medidas de fortalecimento e incremento das atividades de educação para o consumo, por meio de palestras, trabalho de campo destinado à conscientização e orientação dos cidadãos andreenses sobre relações de consumo. Outra medida adotada foi em relação à mudança do horário de atendimento dos munícipes que buscam o órgão. “Ampliamos o horário para acabarmos com as senhas por ordem de chegada.”, ressaltou.
Ana Paula ressaltou ainda outra conquista do Procon, com implantação no início deste ano, que é o novo site do órgão (), para estreitar a relação com os consumidores. “De casa ou do trabalho, as pessoas podem acessar o canal de comunicação para obtenção de orientações e esclarecimento de dúvidas. Recebemos diariamente e-mails com perguntas sobre diversos assuntos.”
O secretário de Assuntos Jurídicos descerrou a placa de reinaguração do órgão e afirmou que “com as medidas já concretizadas e os novos projetos que ainda serão implantados, o Procon de Santo André busca sempre a excelência e a otimização dos serviços públicos prestados aos munícipes”.
Atendimento
Inaugurado em 1990, o Procon de Santo André atendeu mais de 200 mil consumidores ao longo dos 20 anos de atividade. Em 2010, foram registrados 15.465 atendimentos, o que representa uma queda de 9,81% na comparação com 2009, quando foram contabilizadas 17.149. Dos 15.465 atendimentos protocolados no ano passado, 80% foram feitos por mulheres. A idade varia entre 21 a 70 anos. Entretanto, as consumidoras que mais fazem reclamações são as que têm entre 41 e 50 anos.
SECOM PSA
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Ivana Hammerle
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28/03/2011
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