30 MAR 2011
Novo aparelho de raio-x do Pronto Atendimento Bangu já está funcionando

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, colocou em operação o novo equipamento de raio-x do Pronto Atendimento (PA) Bangu. Com o novo aparelho, a previsão é que sejam realizados em média 2.600 raios-x por mês. Ontem, 29 de março, o prefeito doutor Aidan Ravin e o secretário de Saúde, Nilson Bonome, vistoriaram o equipamento.

O novo equipamento vem atender a demanda da unidade e sanar necessidades, já que o aparelho antigo tinha mais de 20 anos e sua vida útil expirou. Para a instalação e funcionamento da máquina foram feitas adequações da sala de raio-x, que passou por reforma. Serviços de elétrica, alvenaria, pintura e no sistema de ar-condicionado foram executados.

“Entre a compra do equipamento e as obras foram investidos mais de R$ 154 mil. Com mais R$ 260 mil (ver informação abaixo) investimos aqui no PA Bangu mais de 414 mil”, disse o prefeito doutor Aidan. “Desde 2002 a unidade tem problemas com o raio-x e agora sanamos este problema. Quem ganha é a nossa população, pois com o raio-x feito na hora o médico já diagnóstica e o paciente recebe atendimento completo”, afirmou.

[img_assist|nid=5503|title=Novo aparelho já está em operação para atender as necessidades de quem frequenta o PA Bangu|desc=|link=none|align=center|width=640|height=425]

Já o secretário de Saúde de Santo André, Nilson Bonome, lembrou que o investimento é para dar eficiência e qualidade no serviço prestado. “A população é quem ganha com o novo aparelho. Mais agilidade, mais eficiência e até a qualidade dos raios-x é muito melhor, auxiliando o médico na hora de avaliar o resultado”, pontuou.

Mais investimentos
O PA Bangu recebeu também por parte da Prefeitura de Santo André investimento de R$ 260 mil na compra de novos equipamentos e mobiliário. A unidade conta, por exemplo, com novos oxímetros de pulso, ventiladores pulmonares e cadeiras de rodas adulto e infantil.
Foram comprados também mobiliário hospitalar, como macas, camas, divãs, suporte de soro e mesa para instrumental, entre outros. Visando dar maior comodidade aos usuários foram adquiridos cadeiras e bancos longarinas, além do mobiliário de escritório para o trabalho administrativo.

Além do investimento em estrutura, um choque de gestão possibilitou uma melhora no atendimento aos usuários do equipamento. Quarenta médicos foram contratados desde 2009 e hoje a unidade conta com cinco clínicos durante o dia e quatro à noite, três pediatras durante o dia e dois à noite.

Passam pela unidade de Pronto Atendimento Bangu cerca de 430 pacientes por dia, sendo 75% clínico e 25% na pediatria. São realizados em média 700 procedimentos dia, como eletrocardiograma, sutura, administração de medicamentos e inalação, entre outros.

O PA Bangu oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas nas especialidades clínica médica e pediatria. Do total de 202 funcionários hoje, 71 são da equipe de enfermagem, 59 da equipe médica e 72 do administrativo.

SECOM PSA

Henrique Mioto