31 MAR 2011
Procon de Santo André alerta sobre golpes por meio de envio de SMS

[img_assist|nid=5526|title=A representante comercial mostra as mensagens recebidas no celular|desc=|link=node|align=center|width=640|height=425]

Ao receber mensagem, via SMS, no celular, com aviso de premiação de um carro zero quilômetro, a representante comercial andreense Joanna L. de Souza ficou eufórica com a informação. No entanto, a emoção deu lugar à razão ao ler o resto do texto. Para receber o veículo, oferecido por uma emissora de TV, teria de ligar de um telefone fixo para um número, cujo DDD era 85.

Desconfiada, Joanna pesquisou o DDD na internet e constatou que era do Ceará. Achou estranho, mas mesmo assim, arriscou e fez a ligação. Do outro lado da linha, um homem, de voz rouca e falando gírias, a parabenizou e disse que, para a retirada do prêmio, seria necessário alguns dados pessoais para cadastro. Na mesma hora, a vendedora desligou o telefone.  “Percebi que era uma cilada e fiquei com medo. O problema é que até hoje recebo esse tipo de mensagem. Na semana passada, recebi duas em meus celulares, porém com textos diferentes”, desabafa.

O exemplo serve de alerta aos consumidores. Casos como este acontecem diariamente e podem ocasionar transtornos e danos. Ana Paula Satcheki, diretora do Procon de Santo André, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos,  explica que a população está sujeita a novas modalidades de golpes a todo momento.

Por ingenuidade ou distração, as pessoas acabam caindo nas armadilhas de organizações criminosas e arcando com prejuízos. “Infelizmente, nem todo mundo tem acesso às informações na mídia. Há sempre notícias relacionadas ao assunto, inclusive orientações da própria polícia”, diz Ana Paula.

De acordo com a diretora, há casos de consumidores que procuram o Procon para relatar problemas relacionados a fraudes. “Como se trata de crime, orientamos a pessoa a fazer denúncia em uma delegacia mais próxima. Muitas vezes, após passar os dados pessoais a estranhos, as vítimas dos golpes descobrem que os nomes estão sujos na praça, que foram usados para abertura de contas ou envolvidos em esquemas criminosos”, explica.

Ao receber o SMS com aviso de premiação, é importante uma leitura minuciosa. Se o texto diz que você participou de uma promoção, basta lembrar se fez a inscrição. Em caso negativo, é só desconsiderar a mensagem e jamais retornar a ligação para que o número não fique registrado. Segundo Ana Paula, outra dica é desconfiar de ligações para números de celular  pertencentes a outros Estados. “Se a promoção se refere, por exemplo, a concursos veiculados pela Globo e  SBT, que estão fixados no eixo Rio-São Paulo,  por que alguém do Ceará faria a ligação?”

A criatividade é uma das ferramentas usadas pelos golpistas para clonar celulares ou praticar extorsões. Nos textos enviados por SMS, há diversidade de premiações e condições para recebimento. Em algumas situações, a pessoa “premiada” terá de comprar alguns cartões de recarga ou fazer depósitos bancários.

SECOM PSA

Ivana Hammerle