04 ABR 2011
Ações afirmativas para idosos são discutidas no 1º Seminário de Gerontologia

[img_assist|nid=5541|title=O secretário Antonio Francisco Silva, vereador Gilberto Primavera, Nilson Bonome e Gabriela da Silva Neves|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]

O envelhecimento da população brasileira, que acontece em ritmo acelerado, e o desenvolvimento de ações afirmativas para o idoso foram discutidos no 1º Seminário de Gerontologia na tarde desta quinta-feira (31) no Teatro Municipal.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), em parceria com a Prefeitura de Santo André e Câmara Municipal de Santo André. Integraram a mesa, o secretário de Gabinete e de Saúde, Nilson Bonome; o secretário de Inclusão Social, Antonio Francisco Silva; o vereador Gilberto Primavera e a vice-diretora da Associação Brasileira de Gerontologia, Gabriela da Silva Neves.

Na abertura, o secretário de Inclusão Social, Antônio Francisco Silva, destacou a importância do tema, e disse que “é preciso valorizar o saber antigo e honrar as pessoas mais velhas. A gerontologia vem para reformulação de valores e de conceitos para o idoso”. Em seguida, Nilson Bonome endossou a fala de Silva, e informou que, em reunião com o secretariado, nesta quinta, o prefeito Dr. Aidan Ravin ressaltou sua preocupação com o futuro da população da terceira idade e afirmou que haverá empenho na formulação de políticas públicas.

Pelo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, o número de pessoas idosas no município de Santo André totalizou 69.529 mil, ou seja, 10,3% da população de 673.238 mil habitantes.

Os maus tratos sofridos pelas pessoas idosas dentro de casa foi outro assunto abordado no seminário. Segundo Maria Cristina de Mello Avelar, assistente social da equipe técnica do Programa de Atenção à Pessoa Idosa em situação de Violência Doméstica, desenvolvido pela Secretaria de Inclusão Social de Santo André, as agressões são realidade e precisam ser trabalhadas junto aos familiares das vítimas. O objetivo do programa é atender casos de denúncia de violência doméstica contra pessoas idosas, por meio de visitas domiciliares, escuta técnica, mediação de conflitos e encaminhamentos para rede socioassistencial.

A maior parte das denúncias é feita por mulheres. “Os homens têm dificuldades em expor seus problemas, ao contrário das mulheres”, explicou a assistente social.  A partir de denúncia ou notificação do Ministério Público, delegacias ou serviços municipais, os atendimentos são realizados no Centro de Referência do Idoso de Santo André (Crisa) - Rua do Café, 32, bairro Jardim, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

SECOM PSA

Ivana Hammerle