04 ABR 2011
Banco Municipal de Alimentos oferece mais oficinas de culinária em abril

[img_assist|nid=5543|title=Só este mês, o projeto deve bebeficiar aproximadamente 200 pessoas|desc=|link=node|align=center|width=640|height=419]

A equipe de nutrição do Banco Municipal de Alimentos (BMA) de Santo André já está com nova programação para as oficinas de culinária e de boas práticas alimentares para o mês de abril. As atividades, destinadas a instituições cadastradas no Banco, parceiros doadores e ao público em geral, ocorrem mediante agendamentos prévios. Só em abril, o projeto deve atender aproximadamente 200 pessoas.

Os cursos, de caráter educacional, fazem parte de um ciclo de atividades que a equipe de nutrição do Banco realiza desde 2001 para as 119 entidades cadastradas. Só em 2010, a ação permanente já atendeu mais de 1,5 mil pessoas.

“A equipe de nutrição do BMA ensina alternativas para usar os alimentos de maneira integral. As pessoas são beneficiadas na medida em que encontram alternativas saudáveis se alimentando bem”, explica a nutricionista responsável pelo Banco, Patrícia da Rocha Veras.

Entre os principais temas trabalhados durante as aulas estão aproveitamento integral de alimentos, higiene e manipulação, oficinas de culinária com receitas econômicas, alimentação saudável, desperdício e elaboração de cardápios. As atividades, com duração média de duas horas, são ministradas por nutricionistas do BMA.

Confira abaixo uma das receitas que serão trabalhadas durante as oficinas de abril:

Cocada Festiva

Ingredientes:

3 ½ xícaras (chá) de casca de melão

3 xicaras (chá) de água

2 xícaras (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de coco ralado

Preparo:

Lave bem o melão com uma escovinha. Rale a casca em ralo fino. Junte a casca ralada com a água e o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe até a casca ficar macia e formar uma calda em ponto de fio médio. Desligue o fogo e acrescente o coco ralado. Sirva fria.

Confira abaixo a programação para este mês:

13/04, às 9h – Cooperativa de Consumo (Coop) da Avenida Queirós dos Santos, 456, Centro

20/04, às 14h30 – Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Recreio da Borda, Rua Macaco Prego, 34, Recreio da Borda do Campo

27/04, às 14h – Pastoral São Paulo Apóstolo, Travessa São Paulo, s/n°, Parque Miami

29/04, às 14h30 – Instituto Monsenhor José Benedito Antunes, Rua Dr. Erasmo, 586,  Vila Assunção

Banco Municipal de Alimentos

O Banco Municipal de Alimentos de Santo André, o primeiro implantado na América Latina, coleta, junto aos setores de alimentos, produtos próprios para o consumo, mas que não são comercializados. Os gêneros doados são selecionados e entregues gratuitamente a 119 entidades sociais cadastradas, beneficiando aproximadamente 31 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A atuação do Banco não se limita apenas à distribuição de produtos, mas também assegura o consumo saudável dos alimentos, envolve a questão do desperdício, combate à fome, educação alimentar, além de promover cursos nutricionais ministrados por profissionais do programa.

Criado em 2000, o Banco Municipal de Alimentos de Santo André é administrado pela Secretaria de Gabinete, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e conta com as colaborações da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e da Secretaria de Inclusão Social. Ele está localizado dentro da Craisa (Avenida dos Estados, 2.195 – bairro Santa Terezinha). Mais informações sobre doações e agendamentos de oficinas culinárias pelo telefone (11) 4996-9500, ramal 2029 e 2030.

SERVIÇO:

Oficinas de Culinária do Banco de Alimentos

Informações: (11) 4996-9500 – ramais: 2029 e 2030

SECOM PSA

Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.';document.getElementById('cloakc4f22d0cb1c265b11ca3cae7de1d489c').innerHTML += ''+addy_textc4f22d0cb1c265b11ca3cae7de1d489c+'';

Telefone: +55 11 4433-0115

1°/04/2011