05 ABR 2011
Programa Saúde da Família anda até 20 km para atender moradores em Paranapiacaba

Até 40 minutos, dependendo do local, é o tempo que a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) de Paranapiacaba leva para chegar até muitos moradores da região em dias de visita. Em alguns casos, depois de um verdadeiro rali por estradas de chão batido, médico, enfermeira e a auxiliar de enfermagem da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André têm de caminhar para chegar até as residências.

Toda terça e quinta-feira a equipe do PSF mantém a rotina de visitas. São em média 25 por mês. O dia começa no posto de saúde na Vila, quando são definidos os locais a serem visitados. “Aqui temos um histórico dos pacientes e um cronograma de visitas. Saímos já com os locais e as famílias a serem visitados definidos”, explicou o médico Agenor Chaves Filho.

A reportagem acompanhou um dia da equipe que começou com uma viagem de 35 minutos. A primeira visita do dia aconteceu no Parque América, onde o aposentado José Carlos Lucas, de 91 anos, se recupera de um pós-operatório. Quem recebe a equipe é a neta de Seu José, Nerci Auxiliadora Lucas. Após a consulta, e a verificação de que o aposentado se recupera bem da cirurgia, ela conversou com a encarregada administrativa da unidade de saúde de Paranapiacaba, Rosa aparecida Guzella.

“Em algumas visitas eu estou presente, pois há necessidade de agendar carro, ambulância para exames, e tenho que verificar isso com a família para montar a logística da unidade”, contou Rosa. No caso específico do aposentado, ele necessita de uma ambulância para levá-lo a Santo André para a realização de exames de ultra-som.

[img_assist|nid=5562|title=Além de atender as famílias, equipe realiza trilha ecológica para chegar em algumas casas|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]

A neta de Seu José destaca a importância do trabalho realizado. “Não tenho condições de transportar meu avô para o posto. A vinda deles aqui é muito importante, pois além da consulta, nas primeiras vezes eles me ensinaram como dar banho na cama, como trocar a fralda, como fazer curativo e trocar a bolsa de colostomia. Sem a equipe do doutor Agenor seria muito difícil”, opinou Nerci.

Com a primeira visita encerrada, a equipe se desloca para outro endereço, também no Parque América. Depois de mais 10 minutos de carro, mais dificuldades. “Agora vamos a pé cerca de 200 metros pela mata adentro”, avisou a agente comunitária de saúde, Fátima de Jesus Bispo. Após a caminhada por um terreno bastante irregular e cheio de buracos e poças de água, a equipe ‘dá com a porta na cara’. “Isso às vezes acontece. Eles não têm meios de comunicação como telefone ou e-mail, então em algumas oportunidades não achamos ninguém em casa”, explicou o doutor Agenor.

Mas quem pensa que a viagem está perdida, engana-se. Ao retornar a pé para o carro, algumas pessoas já aguardavam pelo médico que acaba visitando outras famílias na região. Foi o caso de Valdecir Pereira da Silva, que se recupera de uma cirurgia de próstata. “É assim mesmo. Saímos com uma previsão de visitas e acabamos retornando sempre com mais”, lembrou o médico.

Após as visitas, novamente a equipe pega a estrada e retorna a unidade de saúde na Vila. A partir da chegada, mais trabalho. “Agora vamos passar todas as informações dos pacientes atendidos para os prontuários”, contou Fátima.

Dedicação
Sempre bem recebidos, com dose extra de carinho, os integrantes da equipe sabem até os nomes dos cachorros de estimação dos pacientes. “Para a maioria destas pessoas, somos o único recurso de saúde que eles podem contar. Ser médico de PSF é entregar-se, ter dedicação, vontade. Ai recebemos este carinho de volta e nada paga isso”, disse o doutor Agenor.

Nas visitas duas vezes por semana de toda a equipe do PSF, as famílias recebem medicamentos, orientações, material para curativos e fraldas geriátricas, entre outros. Além das visitas, as agentes comunitárias de saúde estão diariamente nas regiões de abrangência de Paranapiacaba. “A gente meio que vira uma pessoa da família”, concluiu o médico.

Santo André possui hoje 39 equipes do Programa Saúde da Família e realiza em estudo de demanda para ampliar as equipes.

SECOM PSA
Nabor Jr./ Henrique Mioto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0137
04/04/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Última modificação emTerça, 05 Abril 2011 05:57