05 ABR 2011
Santo André dá início a 12º edição dos Jogos da Terceira Idade de Santo André

Na tarde de ontem (4), às 15h, o Prefeito Dr. Aidan Ravin declarou aberta a 12a edição dos Jogos da Terceira Idade de Santo André (Jotisa). A festa marcou o início da competição, que se estente até o dia 26 de abril. Também estavam presentes na cerimônia o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo  e Desenvolvimento Econômico e Trabalho Edson Salvo Melo, a secretária de Governo Dinah Zekcer e o diretor do Departamento de Esportes, Almir Padalino.

Com tradicional desfile, hino nacional e juramento do atleta, a cerimônia foi marcada por um clima de confraternização no ginásio do Parque Celso Daniel, onde foi realizada.

O atleta Lee Kou Tin carregou a chama, símbolo olímpico, e acendeu a pira. Lee nasceu em 23 de outubro de 1938, na cidade de Tai-tei, na China. O mesa-tenista veio para o Brasil em 1972 e, em 1973, ingressou na Prefeitura de Santo André como técnico de tênis de mesa, aonde permanece até hoje, além de coordenar as escolinhas de esporte da cidade, descobrindo talentos.

Lee Kou Tin foi técnico da Seleção da Nigéria, de 1969 até 1972, e da seleção do Brasil, de 1973 até 1985.

Como atleta, conquistou seu principal título nas Olimpíadas da Ásia – Tókio – Japão, em 1958, ganhando medalha de prata na categoria dupla e medalha de ouro na categoria individual.

[img_assist|nid=5567|title=A 12º edição do Jotisa recebeu 989 inscrições, número que supera em 53% os inscritos do ano passado|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]

Recorde de inscrições
A competição, que bateu recorde de inscritos com 60 anos ou mais, tem inicio hoje com os jogos de Malha e Damas, no Clube Atlético Aramaçan. As modalidades começaram às 8h. Os jogos deste ano contam com 989 participantes, aumentando em 53% o número de inscrições do ano de 2010.

Os melhores competidores representarão a cidade nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), a serem realizados em Santana do Parnaíba, de 3 a 7 de maio.

Os esportistas disputarão 14 modalidades, uma a mais do que em 2010: atletismo, bocha, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, tranca, truco, voleibol adaptado, xadrez e gateball, novidade nesta edição. Antes realizada em maio, a competição foi antecipada em dois meses para que os melhores classificados participem do Jori.

Coreografia
A competição da modalidade coreografia marcou a festa de abertura da 12º edição do Jotisa. As equipes Sesi de Mauá, Coreografia Japonesa, Maria Imaculada e Magia Cigana disputaram a preferência do júri em cinco categorias,  cada uma votada por um jurado. Foram elas visual e originalidade, técnica em execução, composição e coreografia, ritmo e sincronismo. Com 42 pontos e ficando em terceiro lugar, a equipe Magia Cigana levou a medalha de bronze. Já a medalha de prata ficou com a equipe Sesi de Mauá, que apresentou a coreografia Brincadeira de Criança e ganhou 45 pontos. A grande vencedora, com 47 pontos e medalha de ouro foi e equipe Coreografia Japonesa.

[img_assist|nid=5568|title=Grupo de Coreografia Japonesa, vencedoras da medalha de ouro na competição da modalidade Coreografia|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]

As próximas competições acontecerão em diversos locais. Confira o calendário completo:

Coreografia

06 de abril de 2011
Gateball
20 de abril de 2011
Local: Campo do Santo André (Campo de Gateball)
Truco
07 de abril de 2011
Tênis de Mesa
25 de abril de 2011
Local: Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia (G4)