07 ABR 2011
Santo André inaugura nova sede do Programa de Internação Domiciliar

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na tarde desta terça-feira (dia 5), a nova sede do Programa de Internação Domiciliar (PID) do município.

Além da mudança física, o serviço será agora coordenado diretamente pelo Centro Hospitalar Municipal. “A proximidade com o hospital facilitará os trabalhos e possibilitará a ampliação das discussões de cada caso, agilizando o processo de alta hospitalar e admissão no atendimento domiciliar”, afirmou durante a inauguração o prefeito Dr. Aidan Ravin.

Hoje, Santo André atende 100% da demanda de pacientes domiciliares, ou seja, 400 pacientes recebem em casa a visita de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros profissionais, sem custo algum.

“A centralização do PID e a melhoria não só deste, mas como de outros serviços de saúde do município, demonstram a preocupação da Prefeitura de Santo André com a saúde da cidade”, salientou o Secretário de Saúde, Nilson Bonome.

O objetivo do PID é dar continuidade ao tratamento e possibilitar ao paciente o retorno ao seu ambiente familiar. A maioria dos atendidos é de idosos ou pessoas acima de 60 anos com patologias crônicas, como sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), Alzheimer, Parkinson ou mesmo pessoas mais jovens vítimas de acidentes de trânsito ou violência urbana.

“Com mais investimentos da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, o Programa de Internação Domiciliar vem oferecer aos moradores de Santo André um atendimento ampliado, multiprofissional, humanizado e de boa qualidade, utilizando a experiência existente aliada a novos recursos humanos e financeiros”, completou o prefeito Dr. Aidan.

Os pacientes encaminhados ao atendimento domiciliar são basicamente pessoas acamadas, clinicamente estáveis, com diagnóstico e encaminhamento médico que possibilitam esse acompanhamento. É imprescindível que haja um cuidador capaz de responder às necessidades dos atendidos.

Todo munícipe tem direito ao serviço, desde que esteja de acordo com os critérios já citados. Os pacientes poderão ser admitidos por meio do Centro Hospitalar e dos Prontos Atendimentos do município ou por procura dos familiares que deverão trazer os seguintes documentos: cópia do CIC, RG, Cartão SUS do paciente, comprovante de endereço, relatório médico atualizado com diagnóstico e necessidades do paciente e cópia do RG do cuidador e do familiar responsável.

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, oferece atendimento integral contando com equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social), que elabora um plano de atendimento individualizado. O PID conta ainda com a parceria do Centro de Especialidades Odontológicas, que atende os pacientes na própria residência. Os insumos fornecidos de medicamentos e materiais para curativos são os disponíveis na rede pública e o oxigênio é de acordo com prescrição médica específica. Dietas especiais são fornecidas exclusivamente aos pacientes acompanhados pela equipe de nutricionistas As fraldas são disponibilizadas após avaliação socioeconômica familiar realizada pelas assistentes sociais.

SECOM PSA

Nabor Jr./ Henrique Mioto

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Última modificação emQuinta, 30 Agosto 2018 14:41
Fonte: Prefeitura de Santo André