07 ABR 2011
Banco de Sangue repõe estoques em ação de sensibilização para doação de sangue

Nesta quinta-feira (7), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Saúde de Santo André promoveu mais uma ação de sensibilização para a doação de sangue. A atividade voluntária reuniu moradores, usuários do serviço e funcionários da municipalidade desde às 10 horas, no Banco de Sangue do Centro Hospitalar Municipal (CHM), e contou com a presença do secretário de Saúde, Nilson Bonome, do secretário de Orçamento e Planejamento, Arnaldo Augusto Pereira, e do secretário de Comunicação, Alexssander Soares.

Pioneira e referência em ações desse tipo, Santo André larga na frente com a Campanha de Sensibilização para Doação de Sangue. Criada em setembro do ano passado pela Secretaria de Saúde, a ação já salvou dezenas de vidas com mais de 600 doadores contabilizados. Para se ter uma ideia, cada doador pode salvar, em média, quatro vidas. Com o comprometimento da população, o Banco de Sangue Municipal, operacionalizado pela Colsan, atua com capacidade satisfatória, principalmente em urgências e emergência atendidas pelo Pronto Socorro do CHM.

Ser doador
Para doar sangue, basta levar documento oficial de identidade com foto, que pode ser RG, carteira de habilitação ou carteira profissional, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Recomenda-se ainda que o doador esteja bem alimentado, sem a ingestão de refeição pesada ou rica em gorduras.

Homens podem doar sangue a cada dois meses, no limite de quatro vezes ao ano. Mulheres igualmente a cada dois meses, porém, no limite de três doações por ano. O Banco de Sangue fica no CHM, na Avenida João Ramalho, 326, Vila Assunção, e funciona das 7 às 15 horas, de segunda-feira a sábado.

SECOM PSA

Daniel Betega
Telefone: +55 11 4433-0137
07/04/2011