08 ABR 2011
Santo André define locais onde serão instaladas cinco Unidades de Pronto Atendimento

[img_assist|nid=5513|title=No local onde hoje funciona o estacionamento do PA Bangu será erguida a UPA na região do 2º Subsdistrito|desc=|link=node|align=center|width=640|height=428]

O prefeito de Santo André, Dr. Aidan Ravin, juntamente com o secretário de Saúde Nilson Bonome, o adjunto Dr. Antonio de Giovanni Neto, e a equipe técnica da pasta definiram as regiões onde serão construídas cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Jardim Santo André, Vila Luzita, Bangu, Centro e Sacadura Cabral foram os bairros escolhidos.

Juntas, as UPAs terão no mínimo 72 novos leitos e capacidade para atender aproximadamente 1.650 pacientes por dia. O programa é uma parceria do Governo Federal com o município. A União repassa verba para construção e compra de equipamentos e Santo André disponibiliza a área, funcionários e é responsável pelo funcionamento do equipamento. Cada unidade custa em média R$ 1,5 milhão.

“Apresentamos nossa demanda, os projetos. Tivemos cinco UPAs aprovadas e agora vamos começar a construí-las. É um ganho enorme para Santo André a sua implantação, pois a nossa população terá mais oportunidade de passar por um médico”, disse o prefeito Dr. Aidan Ravin. As obras começam no segundo semestre deste ano e as unidades serão entregues à população no primeiro trimestre de 2012.

[img_assist|nid=5512|title=Estacionamento rotativo dará lugar a uma UPA porte II, no centro de Santo André|desc=|link=node|align=center|width=640|height=428]

A UPA Jardim Santo André será construída na Rua Três, sem número, atrás da Unidade Básica de Saúde do bairro. O equipamento da Vila Luzita será erguido na Avenida São Bernardo, esquina com a Rua Coquais. Já a unidade Centro tem como endereço a Rua Coronel Agenor de Camargo com a Avenida Coronel Alfredo Flaquer. A UPA Bangu será construída na Rua Avaré, na área onde hoje funciona o estacionamento do PA Bangu. Por fim, a unidade Sacadura Cabral ficará na Rua Camilo Castelo Branco, esquina com a Rua Lauro Muller.

O Ministério da Saúde classificou as UPAs de acordo com o número de moradores da região onde o equipamento será instalado. A região com 50 mil a 100 mil habitantes é classificada como de porte I; com 100 mil a 200 mil habitantes como porte II e com 200 mil a 300 mil moradores como porte III.

Assim, as UPAs Jardim Santo André e Vila Luzita são do porte III, com capacidade de atender até 450 pacientes/dia e máximo de 20 leitos. As unidades terão no mínimo seis médicos distribuídos entre pediatras e clínicos gerais. As unidades que serão construídas no Bangu e no Centro são do porte II, com no máximo 12 leitos e capacidade de 300 atendimentos/dia. Serão no mínimo quatro médicos, pediatras e clínicos. Já a unidade Sacadura Cabral será do porte I, com no mínimo dois médicos, 150 atendimentos/dia e máximo de oito leitos.

Como funciona

Criado em 2002, o projeto das UPAs 24 horas integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e baseou-se em experiências de sucesso em cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). Essas unidades prestam assistência emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia. Elas atendem demandas da população e estão integradas ao Samu, à rede básica e ao Programa Saúde da Família. Quando chegam às unidades, os pacientes são avaliados. Eles podem ser liberados, permanecer em observação por até 24 horas ou ser removidos para um hospital.

SECOM PSA
Nabor Jr./ Henrique Mioto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0137
31/03/2011