12 ABR 2011
Compra de ovos de Páscoa requer cuidados

Com a proximidade da Páscoa, o movimento no comércio se intensifica. A criatividade e diversidade dos ovos de chocolates atraem os consumidores. No entanto, alguns cuidados são essenciais na hora da compra, de acordo com o Procon de Santo André, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Como os ovos estão mais caros neste ano em relação ao ano passado, conforme pesquisas, a dica é fazer um levantamento de preços, que podem  variar de uma loja para outra. Outra sugestão é checar a procedência e a qualidade dos produtos, segundo a diretora do órgão, Ana Paula Satcheki.

Também é importante ressaltar, no caso dos ovos de marcas tradicionais, a leitura minuciosa das informações nas embalagens. “Pode haver ingredientes que não devem ser consumidos por pessoas com problema de saúde, como diabetes, por exemplo, além dos celíacos que não podem ingerir glúten”, diz a diretora.

Ovos para crianças
A atenção deve ser redobrada na compra dos ovos de chocolate para as crianças. As grandes atrações para o público infantil são os produtos recheados com brinquedos, com peças pequenas e que oferecem riscos, principalmente às crianças com menos de três anos que podem engolir partes deles. A diretora acrescenta que, à exceção dos ovos que vêm com brinquedos surpresa, deve haver mostruário dos brindes que acompanham os produtos personalizados. “Se uma determinada empresa anuncia um ovo que virá com um helicóptero, por exemplo, a loja é obrigada expor este brinquedo”, explica.

A Lei Nº 8.124, promulgada em 5 de novembro de 1992, no Estado de São Paulo, obriga os fornecedores a manterem amostras sem lacre dos produtos à venda, para exame do consumidor. Também há necessidade de os brinquedos apresentarem selo do Inmetro, por questões de segurança e riscos a saúde das crianças.

Outro item que deve ser avaliado na hora da compra é o peso. “Ao comprar o ovo com brinquedo, é preciso verificar na embalagem se o peso líquido do produto e do brinde estão discriminados”, orienta a diretora, que lembra ainda que, em muitos casos, o preço do ovo é alto em função do brinde. E sugere: “Vale mais a pena comprar um brinquedinho à parte e dá-lo com um chocolate”.

Os ovos produzidos de forma artesanal são mais atrativos aos consumidores por questão de preço. No entanto, é preciso cuidado e dar preferência aos ovos produzidos por conhecidos. A procedência, questões de higiene e qualidade são sempre primordiais.

SECOM PSA
Ivana Hammerle