12 ABR 2011
Prefeitura de Santo André entrega certificados a cerca de 100 servidores que concluíram cursos de qualificação e alfabetização

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Santo André realiza cerimônia de entrega de certificados a cerca de 100 servidores integrantes da Geração de Trabalho de Interesse Social (GTIS) que concluíram cursos de alfabetização, qualificação profissional e noções básicas de cidadania, oferecidos por meio do projeto Academia do Conhecimento. A solenidade está programada para as 8h30, no Salão Burle Marx, localizado no 9º andar do prédio executivo, com a presença do prefeito Aidan Ravin.

Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Administração e Modernização em parceria com a Secretaria de Educação, no caso da alfabetização; Senai, em se tratando dos profissionalizantes, e Fundação Santo André (FSA), para o módulo de noções de cidadania.

Empregabilidade

A disposição da Administração em proporcionar programas educacionais e profissionalizantes para os integrantes da GTIS é justificada. A modalidade tem caráter essencialmente assistencial, uma vez que os componentes da GTIS são recrutados com base em critérios de vulnerabilidade social e econômica para realizar serviços como varrição e jardinagem. Além disso, eles permanecem empregados por, no máximo, dois anos. “Como o contrato de trabalho deles é de um ano renovável por mais um, procuramos proporcionar condições de empregabilidade para que estejam habilitados a exercer uma profissão quando deixarem a Prefeitura”, afirma o secretário de Administração e Modernização, Milton Barreiro.

Entre os cursos profissionalizantes em parceria com o Senai figuram os de eletricista, instalador hidráulico, pintor e instalador de dry wall, termo inglês para gesso acartonado.

Academia do Conhecimento

Desde que foi lançado, em setembro de 2009, o projeto Academia do Conhecimento contabiliza a certificação de 8.835 servidores dos mais distintos setores e níveis hierárquicos. Além dos integrantes da GTIS, que contam ainda com cursos de operador de telemarketing e excelência no serviço de limpeza, os servidores técnicos, operacionais e gestores participaram de cursos variados, que englobam temas como motivação e trabalho em equipe, administração de conflitos, autoconhecimento, comunicação e efetividade organizacional, excelência no atendimento, estilos de liderança, desenvolvimento de líderes e gestão de projetos.

Em um  sinal de sintonia com os novos tempos, marcados pelo uso intensivo das tecnologias da informação, o projeto contemplou ainda módulo de gestão pública por meio do método de ensino à distância.

SECOM PSA

André Lima – MTB 32431/64