12 ABR 2011
Crianças das escolas de Santo André desenvolvem o aprendizado brincando com o corpo

Cambalhotas, malabarismos, cantiga, jogos de destreza, brincadeiras de roda e jogos cooperativos, regras e percurso. Essas são algumas das atividades que a criançada da rede municipal de ensino de Santo André realiza durante as aulas de Vivências Corporais, inseridas na grade curricular das modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental (de 1º ao 5º ano).

Mais de 31 mil alunos matriculados, de 3 meses a 10 anos, beneficiados com as aulas. Mais do que uma aula de educação física lúdica, ela trabalha de uma maneira prazerosa o entendimento e o raciocínio dos alunos. Brincando com as partes do corpo e respeitando a singularidade de cada um, os participantes aprendem sobre a incorporação da identidade social, cultural, étnica, afetiva e física. As atividades e as dinâmicas em grupo ajudam no desenvolvimento global do aluno e refletem num melhor aprendizado nas disciplinas aplicadas em sala de aula. Os estudantes com algum tipo de deficiência participam normalmente das atividades e aprendem a superar suas dificuldades.

Para o professor de educação física, Reinaldo Gamba, o resultado é visível e crescente. “O Vivências Corporais ajuda no desenvolvimento interdisciplinar da criança. Muitas vezes, os próprios pais chegam até a escola para agradecer a mudança de aprendizado que percebem em seus filhos. É muito gratificante poder observar o conhecimento delas se desenvolvendo, assim como a autonomia.” E acrescenta: “Aprendo a cada dia com meus alunos.”

“Através da movimentação corporal, a criança aprende a conviver em grupo, respeitar regras, desenvolver o raciocínio, melhorar a coordenação motora e o aprendizado como um todo”, destaca Andrea Padalino, gerente de articulação de projetos.

[img_assist|nid=5619|title=O projeto Vivência Corporais contribui para o aprendizado dos alunos em sala de aula|desc=|link=none|align=center|width=640|height=416]

A estudante Ana Clara, 5 anos, da Emeief Sonia Aparecida Marques conta qual atividade gosta mais de fazer. “Eu adoro malabarismo. Aprendi a trocar a bola de uma mão para a outra. Até ensino meus amigos quando precisam.” Já Thiago Henrique, 5 anos, atento nas dinâmicas em grupo diz que adora correr. “Pega pega é minha brincadeira preferida.”

Para o professor Gamba, é importante poder trabalhar a lateralidade na educação das crianças, pois elas vão assimilando os lados direito e esquerdo com essas brincadeiras.

O projeto, que iniciou em 2006, hoje atende 26 creches e as 51 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs) do município. Nas atividades estão envolvidos 80 professores de educação física. As aulas, de 40 e 50 minutos, ocorrem uma vez por semana para cada sala de aula.

O projeto Vivências Corporais é realizado pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação.

Serviço:
Aulas de Vivências Corporais
Locais: nas 26 creches e 51 Emeiefs da cidade
Período: 40 e 50 minutos, uma vez por semana
Horário: durante o período de aulas

SECOM PSA
Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP / Paola Zanei Bonilha - Mtb 26.606/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0115 / 4433-0134
12/04//2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Última modificação emTerça, 12 Abril 2011 12:47