14 ABR 2011
4º edição do projeto Parque do Mês acontece no Norio Arimura

O Parque Centenário da Imigração Japonesa Norio Arimura, no bairro Parque Capuava, contará com uma programação especial no próximo domingo  (17). Trata-se mais de uma edição do projeto Parque do Mês. Além de trazer muitas opções de lazer para toda a família, a ação pretende dar visibilidade aos parques públicos da cidade.

A partir das 9h, os visitantes poderão se divertir ou simplesmente curtir a natureza oferecida pelo espaço. São 16.755.78m2 de área, com teatro de arena, playground, quadras para prática de esportes, rampas de skate e área para caminhada entrecortada por curso d’àgua.

No Parque do Mês o visitante encontrará uma infinidade de atividades apoiadas por diversas secretarias da Prefeitura com foco na temática ambiental. Diversas exposições, orientações sobre a dengue, oficina de terrário e distribuição gratuita de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, além de muita brincadeira para a criançada com o Brinca Ciência e a oficina de brinquedos científicos, estão entre as atividades.

O projeto Parque do Mês é uma realização da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio do Departamento de Parque e Áreas Verdes.

Origem do nome do Parque Centenário da Imigração Japonesa Norio Arimura
Norio (1930-1984) foi vereador em Santo André em 1976. Ajudou a concretizar o tratado das cidades-irmãs entre o município e a cidade de Takasaki, no Japão, e foi o principal responsável pelo primeiro levantamento de dados sobre a comunidade Kikkei de Santo André.

Durante as comemorações dos 70 anos da imigração japonesa, conseguiu a cessão de uma área no Parque do Pedroso para colocação de um monumento, cujo ideograma foi escrito pelo ex-primeiro ministro japonês Takeo Fukuda. Presidente da Associação dos Imigrantes por três gestões desenvolveu diversos trabalhos com idosos e escoteiros.

Participam do projeto Parque do Mês diversas secretarias. Confira a programação do evento:

Secretaria de Obras e Serviços Públicos - Departamento de Parques e Áreas Verdes
- Doação de mudas nativas da Mata Atlântica.
- Brinquedos confeccionados  a partir da reutilização de materiais.
- Brincadeiras: amarelinha, papa- bolinhas, peteca, futebol de tampinhas,  arremesso de argola, jogo da velha e muito mais.

Secretaria de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
- Pintura de desenhos e máscaras com a temática ambiental.
- Oficina de ioiô com jornal.

Secretaria de Saúde
- Orientação e informação sobre o que é a dengue, como sinais, sintomas, doença e meios de prevenção.
-  Exposição de maquetes com certo e errado dos criadouros da dengue.
- Exposição de mostruário contendo diversas amostras de aranha, escorpião, mosquito da dengue, morcego, carrapatos etc.

- Brinca Ciência: oficina de brinquedos científicos.
- Por meio do programa Escola Aberta, haverá apresentações artística e esportiva, além de exposição de trabalhos manuais das oficinas de artesanato.

Semasa
- Sensibilização ambiental por meio de pinturas de cartilhas e demonstração de experimento da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Secretaria de Inclusão Social
- Exposição de trabalhos realizados na cidade.

Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito
- Exposição de motocicletas.
- Apresentação do Teatro de fantoches do projeto Anjos da Guarda.

Craisa
- Degustação de suco.
- Distribuição de folders com receitas, explicações com nutricionistas e estagiárias de Nutrição.

Instituto Vitalis
- Recepção e apresentação de teatro Ecoman, que nos fala sobre a problemática do lixo.

Parque do Mês (Parque Centenário da Imigração Japonesa Norio Arimura)
Data: Domingo (17), das 09 às 16 h
Local: Rua Macedônia, s/nº - Parque Capuava.
Entrada Gratuita.

Última modificação emTerça, 19 Abril 2011 08:31