15 ABR 2011
Prédio da Sociedade Recreativa Lyra da Serra, em Paranapiacaba, será restaurado

A Vila de Paranapiacaba se prepara para receber de volta o prédio da Sociedade Recreativa Lyra da Serra, entidade fundada em 1903, para abrigar atividades culturais voltadas aos trabalhadores da ferrovia. No local, onde funcionou um dos primeiros cinemas do Brasil, também eram realizadas festas, bailes e outras comemorações, além ter abrigado a famosa Banda Lyra.

A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense realizou licitação pública para escolha da empresa que cuidará da restauração do imóvel. A vencedora do certame foi a empresa Flasa Engenharia e Construções Ltda. O projeto prevê ainda o restauro do primeiro Grupo Escolar da Vila, localizado ao lado do prédio da Sociedade Recreativa Lyra da Serra, na Avenida Fox, s/n, na Parte Baixa da Vila.

[img_assist|nid=5601|title=Prédio abrigou um dos primeiros cinemas do País.|desc=|link=node|align=center|width=640|height=453]

A assinatura do contrato da obra aconteceu na semana passada e, de acordo com o secretário Eduardo Sélio Mendes Junior, os trabalhos devem ser iniciados ainda em abril com recursos próprios da municipalidade. Também estão previstas verbas da Caixa Econômica Federal.

O secretário informa que a conclusão das obras está prevista para o final de 2012. “Essa é mais uma grande obra da atual administração, que visa resgatar a belíssima história e a riqueza cultural da Vila de Paranapiacaba“, conclui.

Além da sala de cinema, após o restauro o local passará um equipamento para educação patrimonial com biblioteca, brinquedoteca e hemeroteca e a escola de música, entre outros serviços.

[img_assist|nid=5602|title=Trabalhos devem ser iniciados ainda em abril com recursos próprios da municipalidade.|desc=|link=node|align=center|width=640|height=480]

SECOM PSA
Marcos Imbrizi
Telefone: + 55 11 4433-0137