18 ABR 2011
Santo André tem programação para comemorar o Dia do Índio

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, a Secretaria de Governo de Santo André, por meio do Departamento de Humanidades, promoverá no próximo dia 28 uma oficina de artesanato, voltada a educadores e professores da rede pública municipal, com nativos da etnia Fulni-ô.  Em 22 de maio será a vez de encontro cultural entre índios e ciganos, em Paranapiacaba.  A oficina encerra as comemorações no mês de abril no Salão Vermelho do Parque Escola.

Em solo andreense vivem e convivem cerca de 900 índios de 19 etnias diferentes, sendo os Atikum, Aranã, Fulni-ô, Kaingang, Kariri, Kariri Xocó, Kambiwá, Kanela, Kayabí, Kaimbé, Pataxó, Pankararu, Pankararé, Pankará, Payayá, Tupi Guarani, Tuxá, Truká, Xukuru e Kariri, de acordo com a ONG Opção Brasil, com base no projeto Índios na Cidade. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), baseado nos dados de 2000, informa que 0,14% da população da cidade é indígena e residem em cerca de 25 bairros de Santo André.

Na ultima segunda-feira (18), no auditório do Sabina Escola Parque do Conhecimento, foi realizado um ciclo de palestras com o tema indígena no ambiente escolar. A proposta foi esclarecer a Lei Nº 11.645/08, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, onde consta a obrigatoriedade de incluir no currículo da rede de ensino a história e cultura afro-brasileira e indígena. Os palestrantes foram Chirley Pankará, representante dos indígenas no Consórcio Intermunicipal, e Marcos Júlio Aguiar, coordenador e representante do projeto Índios Urbanos, da ONG Opção Brasil. Já na quarta-feira (20), houve oficina de música, canto e dança indígena no Salão Vermelho do Parque Escola. O jovem indígena da etnia Vassucocal, Alan Ailton da Silva, ministrou o curso.

Índios e ciganos
Paranapiacaba, em tupi-guarani quer dizer “lugar de onde se vê o mar”. A cidade de Santo André, assim como todo o ABC paulista, sempre teve e ainda tem papel importante na história do Estado de São Paulo. No caso da história dos índios não foi diferente.

Por aqui passaram vários líderes indígenas e a região participou ativamente da Confederação dos Tamoios, onde com suas trilhas e caminhos, ajudaram a fundar cidades como Bertioga e traçados como o Caminho Velho do Mar e a Rodovia Mogi-Bertioga. O que poucos sabem é que eles ainda vivem em zonas urbanas, como Santo André.

No dia 22 de maio, das 10 às 17 horas, na Vila de Paranapiacaba, acontecerá o encontro das culturas cigana e indígena para refletir a diversidade e reflexos da identidade destes povos, além mostrar ao público um pouco das tradições de ambas. Haverá no local exposição de roupas e imagens, museu itinerante, bijuterias, atividades místicas, como leitura de mão e tarô e muitos acessórios da cultura cigana. Também estará presente a vasta culinária indígena, aliada ao canto e à dança, o artesanato e outros rituais. A marca deste evento é que não importa o idioma falado, seja ele romani, tupi-guarani ou português, mas todos estarão falando a linguagem de igualdade entre os povos.

Serviço:
Comemorações do dia do Índio
Artesanato indígena
Data: 28 de abril, das 08 às 11h e das 14 às 17h
Local: Salão Vermelho do Parque Escola (Rua Anacleto Popote, 46 ou Rua Cananeia, s/n – Bairro Valparaíso)

Encontro das culturas indígena e cigana em Paranapiacaba
Data: 22 de maio, das 10h às 17h
Local: Vila de Paranapiacaba
10h – Abertura (Clube Lyra Serrano)
10h30 – Momento de canto e dança com a etnia Wassul Cocal
10h40 – Apresentação de dança cigana com grupo Espírito Gitano
10h50 – Feira de artesanato e objetos das culturas indígena e cigana (Antigo Mercado)