18 ABR 2011
Público fala com direção do Hospital da Mulher

A fim de aprimorar o atendimento aos pacientes e ampliar as informações sobre a rotina de um equipamento público de saúde, o Hospital da Mulher de Santo André abrirá mais um canal de comunicação com o público. A partir desta segunda quinzena de abril, a recepção central terá um guichê onde a população será atendida diretamente pelo superintendente, Amauri Chincho, todas as terças-feiras pela manhã.

A exemplo do que faz o prefeito do município, Dr. Aidan Ravin, semanalmente na Praça de Atendimento do Paço Municipal, Amauri Chincho entende que o contato mais pessoal com a população agiliza o encaminhamento das demandas. “Nem sempre a Ouvidoria proporciona o retorno que o munícipe espera, já que é um serviço mais voltado a colher opiniões. Queremos interagir com respostas imediatas, dar uma solução na hora ou fazer o encaminhamento na frente do paciente, ouvindo-o pessoalmente e mostrando que ele pode falar, sim, com a direção do hospital” – cita o superintendente, cargo máximo no organograma da instituição.

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, que é co-gerido pela Fundação do ABC, realiza em média 480 atendimentos por dia entre consultas, exames e internações e chegou em março a 92% de índice de satisfação. O resultado reflete avaliações de ótimo e excelente na pesquisa interna e é o melhor já obtido pelo hospital. Paradoxalmente, o item atendimento ocupa os dois extremos de respostas positivas e negativas dos usuários. Ao mesmo tempo em que há elogios à excelência no acolhimento e à limpeza, há críticas ao tempo de atendimento, que chega a 2 horas no máximo.

“Esse é o período que se passa desde a retirada da senha na recepção, preenchimento de ficha e triagem na enfermagem até consulta com o médico, realização de exames quando necessário e retorno ao doutor. O paciente acha que demora muito, mas precisa entender que todas essas etapas são necessárias para seu diagnóstico” -- descreve Amauri Chincho, que espera detalhar essas informações a partir de agora com o atendimento pessoal que fará no mínimo durante 3 horas às terças-feiras.

Além do novo “Fale com o Superintendente”, o HM recebe manifestações dos usuários por meio de caixas de sugestões distribuídas pelas alas, pesquisas durante a internação e pós-alta, assim como pelo site www.hospitaldamulher.org.br.

Malu Marcoccia / Eduardo Nascimento
Comunicação Fundação do ABC