19 ABR 2011
Mutirão contra dengue não detecta criadouros do Aedes aegypti

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, no sábado (16/04), mutirão de prevenção à dengue. Várias equipes formadas por 11 supervisores e 48 agentes atuaram em bloqueios de possíveis criadouros e controle em criadouros específicos. A ação, em bairros como a Vila Guarani, Jardim Alzira Franco e Vila Floresta, praças, viadutos e prédios públicos, não detectou nenhum criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A ação em criadouros específicos verificou a planta bromélia. Devido ao seu formato, suas folhas podem reter água e se tornar um criadouro natural do mosquito. Os agentes vistoriaram as plantas, esvaziaram as folhas e fizeram o tratamento focal com larvicida. Houve coleta com índice negativo para larva de Aedes aegypti. Foi alcançado em 100% o objetivo de vistoriar, tratar quimicamente, coletar larva e monitorar o plantio de bromeliáceas.

Comitê
Por meio do Comitê Municipal Executivo da Dengue, encarregado de coordenar ações de combate ao mosquito transmissor da doença, Santo André criou um Plano de Contingência Municipal. O trabalho do comitê é intersetorial, focado não apenas no Departamento de Vigilância à Saúde (DVS), mas pelo Departamento de Assistência à Saúde (DAS), Centro Hospitalar Municipal, Coordenadoria de Planejamento, Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, Unidades de Pronto Atendimento e Serviço Móvel de Urgência.

A cidade foi dividida em 11 regiões – dez área urbanas e uma rural – e o trabalho é feito de casa a casa, por pesquisa de pontos estratégicos, fiscalização dos ecopontos, trabalho de informação, educação e comunicação. Foram elaborados e colocados em prática planos de contingência assistencial, ambiental e de educação sob a orientação do Comitê Executivo da Dengue no âmbito municipal. Ações diretas, como bloqueios de criadouros e de nebulização, vistorias de vetor da dengue, arrastão em área programada, vistoria a imóveis especiais, controle de criadouros específicos (bromélias) e distribuição de telas de caixa d’água e Análise de Densidade Larvária já vêm sendo realizados. No total, o contingente de atuação contra a dengue em Santo André é de 100 agentes de controle de zoonoses e 240 agentes comunitários de saúde.

SECOM PSA
Nabor Jr./ Henrique Mioto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0137
18/04/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André