19 ABR 2011
Competição de gateball é atração desta quarta-feira (20) nos Jogos da Terceira Idade de Santo André (Jotisa)

Os Jogos da Terceira Idade de Santo André (Jotisa) prosseguem com uma disputa tão emocionante quanto heterodoxa no país do futebol. Nesta quarta-feira (20), às 8h, o Campo de Santo André, na Vila Assunção, será palco de uma competição de Gateball – novidade desta edição.

Pouco conhecido da grande mídia, o gateball é jogado em uma quadra retangular, com medidas aproximadas de 20 metros de largura por 20 de comprimento. A partida dura 30 minutos. Trazido ao Brasil no final da década de 70, o esporte é praticado ao ar livre, em terreno de saibro ou areia, por duas equipes de cinco integrantes. O objetivo é fazer passar dez bolas por dentro de três pequenos arcos (gates, em inglês).

A modalidade de origem japonesa é baseada no críquete e mistura estratégias de sinuca, se analisada pela busca do melhor ângulo para a tacada. O gatebal exige concentração e estratégia. Por isso, conquista grande aceitação do público idoso. Estima-se que haja no Brasil cerca de 10 mil praticantes. No Japão, são mais de 2 milhões. Especula-se que existam quase 10 milhões de adeptos do esporte ao redor do mundo.

Pela origem, a modalidade é muito praticada por descendentes orientais e japoneses. Os termos do esporte são todos na língua japonesa, como o batedor intitulado de dasha. Hansoku significa infração e jikyû designa a própria bola. Ao final do jogo, ouve-se o grito em inglês “game set!”.

Esta é  a 12º edição do Jotisa, a qual se estende até 26 de abril. A importância da prática de atividades físicas para pessoas com idade mais avançada faz com que o Departamento de Esportes da Prefeitura de Santo André não poupe esforços a fim de aperfeiçoar a competição a cada nova edição.

Serviço:
12o Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André)- Competição de Gateball
Data: 20 de abril, às 8h
Local: Campo de Santo André (Rua Doutor Antonio Álvaro nº. 104 – Vila Assunção)

SECOM PSA
Júlia Galvano
Telefone: +55 11 4433-0134
19/04/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André