27 ABR 2011
Guarda Municipal de Santo André terá oficina sobre políticas públicas e ações afirmativas de diversidade

A Secretaria de Governo de Santo André, por meio do Departamento de Humanidades (DH), promoverá oficina a cerca de 100 novos guardas que passaram a compor a força de segurança municipal no início de 2011. O objetivo é sensibilizar os novos funcionários públicos quanto aos direitos humanos, políticas públicas, ações afirmativas e informações específicas de cada segmento que o DH atua.

Os guardas civis municipais (GCM) serão divididos em duas turmas entre manhã e tarde, participando nesta quinta-feira (28) e no dia 4 de maio. As assessorias que atuam por intermédio do DH são Juventude, Gênero (Mulher e LGBTT), Raça e Etnia, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência.

As aulas da oficina, além de abordar especificidades de cada segmento, trabalharão a reflexão sobre as formas de preconceitos, discriminações, estigmas, violência e passarão detalhes sobre a rede de atendimento para a população em Santo André. A diretora do Departamento de Humanidades, Maryluci de Araújo Faria, abrirá as atividades com uma palestra conceitual.

Em 2009, 73 guardas municipais passaram pelo mesmo treinamento, quando o efetivo foi aumentado em cerca de 15%. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, determina uma grade curricular inicial com noções de direito penal, processual e constitucional e também de direitos humanos, relações humanas e abordagem sociopsicológica da violência e do crime.

O prefeito Dr. Aidan Ravin tem demonstrado grande atenção à segurança desde o início de seu mandato. Ainda em 2009, criou a Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT) e, até o momento, aumentou o efetivo da guarda municipal em mais de 30%, saltando de 500 GCMs para os 651 atuais.

SECOM PSA

Thiago Oliveira
Telefone: +5511 4433-0164
27/04/2011