A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou a terceira etapa da Campanha de Dislipidemia. O mutirão, realizado na última semana na Vila Palmares, atendeu 612 moradores da região. O objetivo da campanha é identificar a demanda de dislipidêmicos, ou seja, moradores com problemas de hipertensão, triglicérides, diabetes e colesterol. A ação é voltada para pessoas com 45 anos ou mais.
Após passarem por consulta médica e avaliação odontológica, foi coletado sangue para exames laboratoriais. Os moradores retornam à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Palmares. “Deste ponto em diante, entra a segunda fase da campanha, que é o acompanhamento clínico caso seja detectada qualquer anormalidade nos exames. Para aqueles que não tenham registrado nenhum problema, vamos também fazer a prevenção como, por exemplo, educação alimentar”, explicou o prefeito Dr. Aidan Ravin.
Para atender toda a demanda, em cada ação é montada uma grande estrutura com barracas, tendas, biombos de coleta, banheiros químicos, entre outros. As consultas acontecem no ônibus da Secretaria de Saúde, equipado com consultórios médico e odontológico.
Cuidado com a Saúde
A dislipidemia pode ocorrer de duas formas. Por meio de uma disfunção glandular ou devido à alimentação de forma incorreta. Pessoas acima do peso com hipertensão, diabetes, colesterol e triglicérides aumentados elevam o risco de eventos coronarianos e acidente vascular cerebral.
A campanha visa detectar pacientes com alterações metabólicas, por meio de exames e fatores de risco. “Muitas pessoas não sabem se são hipertensas, diabéticas ou se seus níveis de colesterol e triglicérides estão elevados. Desta forma poderemos prevenir doenças cardíacas, AVCs e insuficiência renal no futuro”, contou o Dr. Gilberto Bernal, diretor da Secretaria de Saúde de Santo André.
[img_assist|nid=5803|title=Campanha visa detectar pacientes com alterações metabólicas|desc=|link=none|align=center|width=640|height=442]
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Nabor Jr. / José Henrique Mioto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0137 e 4433-0475
02/05/2011


