03 MAI 2011
Casa da Palavra de Santo André realiza duas palestras gratuitas neste final de semana

A Casa da Palavra promove nesta sexta-feira (6) e sábado (7) duas palestras gratuitas abertas ao público. A primeira, programada para sexta, a partir das 20h, traz como tema Senhora dos Afogados: O sacrifício da prostituta na mulher. Já no sábado, a partir das 14h, a historiadora Ana Maria Dietrich fala sobre Fotografia e História Oral: Linguagens entrelaçadas nas teias das lembranças.

Senhora dos Afogados é uma das obras do renomado dramaturgo Nelson Rodrigues, a qual narra a tragédia da família Drummond: o patriarca da família, ainda solteiro, se relaciona com uma prostituta com a qual tem um filho sem saber. No dia de seu casamento, esta prostituta reivindica o posto de mulher de família e, para poder se casar, a alternativa encontrada por Drummond é matá-la.

O palestrante será o psicanalista Daniel Vitorello, mestre em comunicação e semiótica, que fará uma leitura desta obra baseada no feminino e seus conflitos mais recônditos. Em termos simbólicos, a morte da personagem representa a morte da prostituta que existe na mulher, ou seja, a morte do desejo em detrimento do amor. Com este ponto de vista, Vitorello pretende aproximar Freud e Nelson Rodrigues, pensando nesta relação entre o homem e a mulher sobre a ótica psicanalista.

A palestra com Ana Maria Dietrich, por sua vez, fala sobre Memória e Fotografia. As linguagens divergem considerando que a fotografia tem o status de reproduzir a realidade enquanto memória é mais afetiva e estimula as lembranças. O encontro com a professora doutora propõe uma discussão aberta entre as duas linguagens. Para isso, recomenda-se que os participantes compareçam levando uma fotografia de algum momento de sua vida, a fim de estimular o diálogo.

SERVIÇO:
Senhora dos Afogados: o sacrifício da prostituta na mulher
Dia 6 – das 20h às 22h

Fotografia e História Oral: Linguagens entrelaçadas nas teias das lembranças
Dia 7 – das 14h às 17h

Local: Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André).
Informações: (11) 4992-7218.
Atividades gratuitas.

SECOM PSA
Daniela Mian e Rafael Rojas