04 MAI 2011
Oficinas do Fundo Social de Solidariedade transformam a vida dos andreenses

A vida de Maria Barbosa da Silva Filha, moradora do Sítio dos Vianas, deu uma guinada após a participação em oficinas gratuitas promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Santo André. Depois de ficar desempregada por um período de dois anos, decidiu se inscrever no curso de fuxico - retalho de pano, dobrado e costurado em formato de flor.

Em pouco tempo, o gosto pela arte se intensificou e Maria Barbosa passou a produzir e vender peças artesanais diversificadas, como chaveiros, puxa-sacos, bijuterias e presilhas para o cabelo. Com os trabalhos, começou a contribuir com o sustento da família. “Ao todo, somos cinco lá em casa. Então, um dinheirinho a mais ajuda”, afirma. Hoje, a munícipe trabalha como doméstica, e, nas horas vagas, dedica seu tempo na confecção dos produtos feitos com fuxico. Entusiasmada com o novo ofício e com o retorno financeiro com a comercialização das peças, Maria Barbosa também participou da oficina de culinária ministrada na Associação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no bairro onde mora, no mês de abril.

Maria Barbosa e outros 26 participantes do curso receberam os certificados das mãos da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Ravin. “Nosso objetivo é capacitar as pessoas para que possam ter uma fonte de renda. Com as oficinas, que acontecem em diversos bairros da cidade, esperamos transformar a vida de muitos para melhor”, afirma.

[img_assist|nid=5826|title=Maria Barbosa da Silva Filha|desc=|link=none|align=center|width=640|height=427]

De acordo com Mônica Mori, professora do curso de culinária, ações como esta são gratificantes, principalmente pelo interesse e participação dos alunos. “A gente observa a força de vontade das pessoas em aprender algo novo e que pode gerar bons frutos.”

SECOM PSA

Ivana Hammerle
Telefone: +5511 4433-0135
04/05/2011