05 MAI 2011
Concluído o Plano de Manejo do Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba

A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA) recebeu, nesta terça-feira (03), o relatório final do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. O documento foi elaborado pelo Instituto Ekos Brasil, responsável pela execução dos trabalhos.

O relatório, com 438 páginas, traz as informações levantadas por biólogos, geógrafos e geólogos, entre outros técnicos, durante os estudos de campo que abrangeram 12 áreas de conhecimento: avifauna, ictiofauna, herpetofauna, mastofauna, vetores de pressão, espeleologia, vegetação e flora, caracterização da Unidade de Conservação, uso público, educação ambiental, aspectos institucionais da Unidade de Conservação e Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural. O documento traz ainda as normas e diretrizes a serem adotadas nos próximos cinco anos, visando o aprimoramento da Unidade de Conservação.

Entre as principais normas e diretrizes estão a intensificação da proteção da fauna e flora locais; implantação de núcleos de visitação da Unidade de Conservação; ampliação qualitativa do uso público do parque, e garantia de fiscalização efetiva dentro do PNMNP e em sua Zona de Amortecimento. Para o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba, Eduardo Sélio Mendes Junior, “o plano de manejo do Parque Nascentes é de extrema importância, pois, além de se tratar de um trabalho pioneiro na região, irá trazer benefícios diretos para a região uma vez que o turismo ecológico será potencializado”.

A elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba teve início em janeiro de 2010 e contou com a participação de representantes da Prefeitura de Santo André e da comunidade, além do Instituto Ekos Brasil. A iniciativa obteve recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e da Prefeitura.

Parque preserva Mata Atlântica no entorno da Vila
O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba foi criado em 2003 como uma Unidade de Conservação para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da Vila. Numa área de quatro milhões de m² encontram-se exemplares de cedro, bromélias e orquídeas e, sua fauna silvestre com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros. A área abriga também várias nascentes do Rio Grande, um dos principais formadores da represa Billings.

O parque conta com trilhas abertas à visitação com acompanhamento dos monitores ambientais, que são moradores de Paranapiacaba e foram capacitados pela Prefeitura de Santo André em conjunto com o Instituto Florestal. As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 8 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Visitantes do Parque, Avenida Rodrigues Alves, 473 A, na Parte Baixa de Paranapiacaba, pelo telefone 4439-0321, e na Gerência de Recursos Naturais, 4439-1323 ou por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SECOM PSA

Marcos Imbrizi
Telefone: + 55 11 4433-0137