05 MAI 2011
Procon de Santo André orienta consumidor para compras do Dia das Mães

Com a proximidade do Dia das Mães, a movimentação no comércio é grande. No entanto, como a maioria dos brasileiros, o primeiro momento é só para dar uma conferida nas vitrines. As compras ficam para a última hora. E, na correria, todo cuidado é pouco. O alerta é do Procon de Santo André, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Com a pressa, a qualidade dos produtos muitas vezes é deixada de lado, o que é um grande erro, de acordo com a diretora do Procon, Ana Paula Satcheki.  “O consumidor deve conferir tudo atentamente, especialmente no que se refere às características dos produtos, verificar se possuem garantia, têm defeitos e estão dentro das normas técnicas estabelecidas pelos órgãos responsáveis”, orienta.

Outra dica da diretora é evitar os produtos piratas, pois apesar de parecerem vantajosos com relação ao preço, são ilegais, prejudicam a arrecadação de impostos; não têm garantias e podem oferecer riscos à saúde.

A pesquisa de preços também é uma ferramenta essencial para se fazer boas compras. Dependendo do tipo de produto, a variação pode ultrapassar 100% em alguns estabelecimentos, para produtos idênticos e da mesma marca.

A grande dificuldade para muitas pessoas é acertar na escolha dos presentes. Caso haja necessidade da troca dos produtos, a maioria das lojas faz a substituição. “É importante destacar que no Dia das Mães compramos presentes para uma terceira pessoa, e isso pode acarretar em problemas com o tamanho, cor, tipo de tecido”.  Nesses casos, a diretora alerta que a troca só é obrigatória se o produto apresentar defeito. Porém, se no momento da compra o consumidor condicionar sua aquisição à possibilidade da troca ou mesmo se a loja ofereceu esta opção, a promessa deverá ser cumprida. Trata-se de  uma forma de fidelizar e atrair novos clientes, principalmente nesta época em que as vendas do comércio são aquecidas”, afirma Ana Paula.

A diretora explica que o estabelecimento comercial deve informar previamente a política de troca das mercadorias. “As regras são estabelecidas pelas lojas. O importante é que o consumidor conheça previamente e siga as orientações para evitar aborrecimentos.” Antes da compra, a pessoa deve se informar sobre o procedimento. Saber, por exemplo, se é preciso apresentar a nota fiscal no ato da devolução do produto e aquisição de outro. “Em alguns lugares, basta levar o produto com etiqueta dentro da embalagem da loja.”

Outro ponto a ser considerado é com relação aos serviços. É comum nesta data os filhos presentearem as mães com tratamento estético, massagens, cortes de cabelo. Nesses casos, a atenção deve ser redobrada na hora da contratação. A recomendação é conferir o que está incluso no tratamento, as condições para que ele se realize, se necessita de agendamento prévio e, principalmente, se não há custo adicional.

SECOM PSA

Ivana Hammerle
Telefone: +5511 4433-0135
Data 05/05/2011