06 MAI 2011
Ensino Fundamental de Santo André terá aulas de inglês a partir de segunda (9)

Os alunos do ensino fundamental de Santo André, do 1° ao 5° ano letivo, começam nesta segunda (9) a ter aulas de inglês, ministradas por alunos dos cursos de licenciatura da Fundação Santo André (FSA), parceira da Prefeitura nesta ação. Mais de 18 mil crianças serão contempladas pela iniciativa. "Além de melhorarmos ainda mais a qualidade do ensino, estamos fortalecendo as instituições do município", destaca a secretária de Educação, Cleide Bauab Eid Bochixio.

O Projeto Formadores do Saber – Língua Inglesa terá uma aula por semana, de 50 minutos. Por se tratar de um projeto em implantação, todos os alunos iniciarão do nível básico, com conteúdos iguais e evoluirão no decorrer dos anos. Para isso será usado material didático da editora Pearson Longman - voltado para a área educacional e profissional -, vencedora do processo de licitação. “Este projeto é uma forma de contribuir para a melhoria da educação das crianças formando cidadãos”, destaca Márcia Zorello Laporta, pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão da FSA.

A inclusão desta matéria no currículo já estava prevista na proposta de ampliação de uma hora diária no período de permanência das crianças nas escolas.

O projeto Formadores do Saber – Língua Inglesa é uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, e da FSA. Os editais do projeto podem ser acessados no site oficial da Fundação Santo André http://www.fsa.br, no link Formadores do Saber.

Material didático
O kit escolar do aluno é composto por um livro da editora Pearson Longman e um CD-Rom. Já o kit do tutor compõe um manual do professor, DVD, kit de flashcards, kit de posters, 2 CDs de áudio e 1 CD-Rom. Todo o material e conteúdo que serão abordados em sala de aula adequam-se a crianças iniciantes no aprendizado da língua inglesa.

Com o primeiro livro, denominado English Adventure – Book 1, os tutores trabalharão em sala de aula somente a parte da oralidade. Jogos de cooperação, competição, participação, criação de objetos simples com material reciclado, áudio com canções cantadas por crianças, teatro, encenação e diálogos são exemplos de algumas tarefas. “O aluno vai utilizar o livro para se comunicar usando a linguagem”, explica Eliana Stein, coordenadora do projeto Formadores do Saber – Língua Inglesa.

Tutores
Ao todo 27 tutores lecionarão nas 51 Emeiefs da cidade. Duas vezes ao mês, eles participarão de reuniões pedagógicas e reflexivas na Fundação Santo André. Toda aula será iniciada com uma música e, em seu decorrer, feitas revisões de vocabulário das lições anteriores para melhor fixação do aprendizado. A aula de inglês com o tutor terá também a presença do professor da escola na classe.

Critérios para seleção
Os tutores tiveram de realizar prova escrita e oral na própria FSA. Após aprovação, passaram por curso de capacitação de cinco meses. Eles receberão bolsa de estudo mensal da Fundação durante a realização do projeto.

SECOM PSA
Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP / Paola Zanei Bonilha - Mtb 26.606/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0115 / 4433-0134
6/05/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André