06 MAI 2011
Santo André apoiará campanha pelo desarmamento infantil

O prefeito Dr. Aidan Ravin e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Denise Osawa Ravin, receberam nesta sexta-feira (6) as visitas da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP) e do marido dela, Masataka Ota, presidente do Movimento da Paz e Justiça Ives Ota.

O encontro serviu para debater parceria entre a Prefeitura de Santo André e a parlamentar em campanha pelo desarmamento infantil, proposta por Keiko e abraçada prontamente pela administração andreense. A intenção é promover ações nas escolas municipais para que as crianças se desfaçam das armas de brinquedo.

Após o encontro no prédio do Executivo, a deputada e o marido dela foram convidados pelo prefeito e pela primeira-dama a participar da reinauguração da Emeief Paulo Freire, localizada Vila Francisco Matarazzo. A escola, que atende cerca de 400 crianças com idade entre 4 e 10 anos, foi entregue à população totalmente reformada. A grata surpresa ficou por conta do tema que norteou as apresentações dos alunos durante o evento: a paz.

“O melhor investimento a ser feito é na Educação. É o passo certo para garantir um futuro melhor para o país”, afirmou Keiko. A deputada também explicou o motivo pelo qual defende campanha de desarmamento paralela à nacional, lançada também nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). “Temos de começar pelas crianças, pois elas são nosso reflexo. Isso fará com que elas, que são nosso futuro, tenham mudança de comportamento”, acrescentou.

A proposta da deputada paulista foi defendida pela primeira-dama Denise Ravin. “O que ela fala é interessante. Realmente temos de começar pelas crianças, pois elas têm amor e pureza no coração. Levando essa mensagem aos pequenos certamente conseguiremos conscientizar os pais. Trata-se de uma campanha primordial, um trabalho grandioso que certamente contará com o engajamento de Santo André.”

O prefeito Dr. Aidan garantiu participação da cidade na campanha. “Faremos o que for necessário para caminharmos juntos na direção da defesa à vida e a fim de oferecermos um futuro melhor para as nossas crianças. Somente evitaremos tragédias como as ocorridas com a família Ota e com o Rio de Janeiro, no episódio envolvendo o assassinato de alunos de escola em Realengo, incentivando a paz e conscientizando as pessoas. E é exatamente isso o que faremos.”

Tragédia

O casal Ota foi vítima de violência no fim de agosto de 1997, quando seu filho Ota, então com 8 anos, fora sequestrado e morto com dois tiros no rosto por seguranças de uma das lojas da família.

Desde a tragédia, os Ota ficaram nacionalmente conhecidos pelo engajamento na luta contra a violência, tornando-se símbolo da luta pela paz. Fundaram o Instituto Ives Ota em homenagem ao filho, por meio do qual passaram a dar apoio às vítimas de violência.

Um dos momentos marcantes do caso foi quando Masataka foi à prisão onde estava o assassino do filho e o perdoou publicamente. “O perdão é difícil, mas não impossível. Estamos neste mundo por uma boa causa, e é necessário disseminar o amor e lutar pela vida, nosso bem mais valioso”, afirmou Masataka, após ser parabenizado por Dr. Aidan pelo exemplo de força que a família Ota demonstrou à população após a tragédia.

SECOM PSA

Leandro Laranjeira

E-mail: lhmlaranjeira@santoandre.sp.gov.br

Telefone: +5511 4433-0194