09 MAI 2011
Cerimônia de irmanamento entre Santo André e Takasaki transforma Praça do Carmo em palco de grande festa popular

A celebração de 30 anos de irmanamento entre as cidades de Santo André e a japonesa Takasaki transformou a Praça do Carmo em palco de uma grande festa popular. A cerimônia realizada na Concha Acústica, no último sábado (7), integrou não apenas representantes da administração municipal e da comunidade japonesa – público alvo do evento – mas centenas de pessoas que, de passagem pelo centro da cidade, não resistiram à sonoridade do taiko (espetáculo de percussão típico daquele país) e acabaram atraídas para o show, tomando completamente a arquibancada de concreto.

O cerimonial que precedeu as apresentações de taiko teve início com a exibição de um vídeo em que o prefeito de Takasaki, cidade da província de Gunma com uma população de 370 mil habitantes, enaltecia as três décadas como cidade-irmã de Santo André. No ano passado, o município paulista enviou dois mil livros didáticos ao Japão para colaborar com o ensino de crianças brasileiras residentes naquela nação. Esta iniciativa recente foi citada pelo prefeito de Takasaki como exemplo de parceria na esfera educacional.

Em seu pronunciamento, o prefeito Dr. Aidan Ravin chamou ao palco para uma homenagem pública Taiji Takemoto, figura fundamental na formatação do intercâmbio entre as duas cidades. Na sequência, o chefe do executivo municipal pontuou duas das principais realizações de sua gestão: o Poupatempo da Saúde, já em pleno funcionamento com 21 especialidades médicas, e o fornecimento de uniformes aos alunos da rede municipal. Ao final, Ravin expressou frase que sintetiza o segredo da qualidade total: “faça aos outros o que você gostaria que fizessem para você”.

Também participaram da cerimônia a primeira-dama, Denise Ravin; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Edson Salvo Melo; o secretário adjunto José Antonio Acemel Romero; o vereador Toninho de Jesus, representante da Câmara Municipal, e Isaac Miyaoka, presidente da União das Entidades Nipo-brasileiras de Santo André.

Após a cerimônia, todos se dirigiram à Casa da Palavra para abertura de exposição relativa aos 30 anos de irmanamento entre Santo André e Takasaki. A exposição, que vai até 14 de maio, mostra fotografias e objetos que retratam Takasaki e a ligação histórica entre as duas cidades.

Santo André e Takasaki são cidades-irmãs desde de maio de 1981, por lei municipal. Em novembro do ano passado, esta parceria ganhou mais força com a criação de Comissão Mista Permanente de Intercâmbio entre Santo André e Takasaki, igualmente regulamentada por portaria municipal.

SECOM PSA

André Lima – MTB 32.431/64
Telefone: +55 11 4433-0115
09/05/2011