09 MAI 2011
Gerência itinerante faz radiografia da Saúde em Santo André

Desde março uma equipe do Departamento de Assistência à Saúde (DAS) da Secretaria de Saúde de Santo André visita os equipamentos públicos. O objetivo é traçar um diagnóstico da rede municipal avaliando desde os recursos humanos, como processos de trabalho, fluxos, estrutura física e equipamentos.

Tendo como normas básicas a transparência, eficiência, humanização no atendimento aos usuários e valorização do trabalho e dedicação dos funcionários, o trabalho já rendeu o primeiro resultado. Doze unidades da rede pública municipal de saúde passam por obras. “Por determinação do prefeito Dr. Aidan Ravin, iniciamos o projeto que possui o único intuito de elevar a qualidade no atendimento”, disse a diretora do DAS e coordenadora do projeto Gerência Itinerante, Tânia Maria Barbosa Lopes de Bei.

O diagnóstico é para detectar acertos e iniciativas positivas, bem como suas devidas correções. “A finalidade é conseguir oferecer a nossa população atendimento mais ágil com maior qualidade e conforto, com base na realidade local de cada serviço e nas normatizações administrativas já existentes”, contou Tânia.  “Trabalha-se ainda para padronizar os procedimentos administrativos para garantir qualidade dos serviços e dos processos de trabalho, reunindo a essas ações as experiências de gestores, colaboradores e parceiros. Ao mesmo tempo queremos que nossos funcionários tenham suas atividades valorizadas e reconhecidas”, acrescentou.

Nas unidades que atuam com a Estratégia Saúde da Família, o médico Célio Alves Silva, responsável por esta coordenadoria, também participa do planejamento e ações de trabalho. A meta é nos próximos 90 dias concluir o levantamento nas 33 unidades de saúde subordinadas ao setor. “Numa segunda etapa serão vistoriadas as Unidades de Especialidades, as quais passarão pelo mesmo crivo”, avisou Márcia Campos, supervisora administrativa do DAS.

Para o secretário adjunto de Saúde, Dr. Antonio Giovanni Neto, que participa ativamente das diversas reuniões que o Departamento realiza com os responsáveis pelas unidades, a colaboração dos funcionários é fundamental. “Estamos quebrando paradigmas e realizando a reengenharia do setor. O trabalho é para melhorar ainda mais o atendimento, sempre pensando nos nossos servidores e dando-lhes estrutura de trabalho”, frisou.

Colaboração
Nos equipamentos onde já foram identificadas as necessidades, a expectativa da melhora no padrão de funcionamento traz novo ânimo. Exemplo é a unidade da Vila Luzita. A encarregada Gisela de Souza Matheus espera que, em curto prazo, as adequações sejam realizadas. “Atendemos muitas vezes mais de 1.500 pessoas por dia. São usuários em busca de medicamentos, vacinas, curativos, inalações, consultas médicas e odontológicas. Desejamos atender o melhor possível e o projeto vai trazer qualidade e conforto.”

No Jardim Santo André, a encarregada Roseli Alexandre Ferreira aponta a necessidade de adequação do quadro de funcionários. “As instalações estão boas e mais profissionais proporcionarão mais qualidade e agilidade de atendimento”, pontuou.

SECOM PSA
Nabor Jr. e José Henrique Mioto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0137 e 4433-0475
09/05/2011