10 MAI 2011
Santo André é candidata à sub-sede na Copa do Mundo de 2014

Santo André é candidata a ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014. Em lista divulgada oficialmente pela FIFA no último sábado (07), a cidade encontra-se entre as 145 finalistas na disputa para abrigar um Centro de Treinamento de Seleções (CTS).

A reforma do estádio Bruno José Daniel, iniciada no dia 03, potencializa a participação do município de 673 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) estimado de R$ 15, 4 bilhões. Há 22 anos sem intervenções, o “Brunão”, como é conhecido popularmente, ficará interditado por pelo menos 60 dias para a execução de diversas mudanças. As obras serão divididas em etapas. O investimento total será de R$ 7,5 milhões, mas o reaproveitamento de parte do material, como o concreto da marquise, permitirá abater cerca de R$ 500 mil deste valor.

O concreto retirado da marquise se transformará em cerca de 4 mil m³ de brita a ser utilizada na pavimentação das vias públicas do município. A atual capacidade do Estádio, para 15 mil lugares, poderá passar para 16 mil após o término das intervenções. O projeto contempla ainda a readequação de salas de diretoria e de reunião, uma academia com vestiário, sala de estar, refeitório com sanitários e cozinha. Cabines de transmissão também serão ampliadas.

A possibilidade de Santo André receber treinos de seleções durante a Copa do Mundo de 2014 é um motivo para comemorar. “Sem sombra de dúvida, a possibilidade de que a Santo André receba alguma seleção na próxima Copa será motivo de grande alegria e satisfação tanto por parte da administração quanto por parte da população. Cumprimos todas as etapas que nos conduziram a esta lista e esperamos continuar merecendo a posição alcançada”, comenta Edson Salvo Melo, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município.

Melo sabe que a inclusão da cidade na rota da Copa 2014 traz frutos socioeconômicos diversos que vão da ativação de negócios na infra-estrutura hoteleira, gastronômica e de lazer e entretenimento, até ganhos de imagem institucional com a vinculação da cidade ao maior evento esportivo do planeta, ao lado das Olimpíadas.

SECOM PSA

Júlia Galvano