10 MAI 2011
Arquitetura de escolas públicas é tema de palestra nesta quinta-feira (12)

A arquiteta Silvia Ferreira Wolff realiza palestra no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa nesta quinta-feira (12), das 14h às 16h. Tendo como tema A arquitetura das escolas públicas no Estado de São Paulo, a palestra visa discutir a relação entre as escolas públicas construídas durante as primeiras décadas do século XX, ressaltando as particularidades de estilo arquitetônico no interior e no ambiente urbano de São Paulo. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (11) 4438-9111 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Silvia Wolff é formada pelo Mackenzie e Doutora pela Universidade de São Paulo em História da Arquitetura e Urbanismo. No ano passado, lançou o livro Escolas para a República, resultado de pesquisa realizada junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP sobre o processo promovido pelos primeiros governos republicanos para criar instalações adequadas ao seu programa de educação. A pesquisa resultou ainda no tombamento pelo Governo do Estado de São Paulo de 126 prédios, entre os quais o I Grupo Escolar de São Bernardo, o qual atualmente abriga o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

Participam também da palestra os arquitetos Aguinaldo Gonçalves, Fátima Regina Tavella Leal e a historiadora Suzana Cecília Kleeb, da equipe do Museu. Estes profissionais buscam enriquecer o encontro com dados sobre a história da antiga escola e sua permanência na paisagem e na memória da comunidade, que justificam seu tombamento em 1992 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santo André (Condephaapasa).

SERVIÇO:
A arquitetura das escolas públicas do Estado de São Paulo
Data: 12 de maio de 2011, das 14h às 16h.
Local: Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (Rua Senador Fláquer, 470 – Centro – Santo André).
Informações: (11) 4438-9111.
Atividade gratuita.

SECOM PSA
Daniela Mian e Rafael Rojas