12 MAI 2011
Compra de veículo usado requer cuidados

Apesar das vantagens do carro zero quilômetro, como custos de manutenção mais baixos e garantia de fábrica, há motoristas que preferem  comprar veículos usados.  No entanto, como toda compra de um bem usado são recomendados alguns cuidados para evitar problemas e aborrecimentos. O alerta é do Procon de Santo André, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Antes de sair em busca do automóvel dos sonhos, o consumidor deve pedir indicações de empresas do ramo a conhecidos. Caso não haja referências, a dica é checar a idoneidade das agências e verificar se possuem reclamações no Cadastro de Reclamações Fundamentadas dos Procons.Também é importante verificar o tempo em que a loja está estabelecida no mercado e se permanece no mesmo local.

Ao fazer a escolha, o motorista deve obter do vendedor as informações necessárias sobre o real estado de conservação do veículo e, principalmente, se há defeitos. O ideal é sempre levar um mecânico para realizar uma vistoria.  “Na euforia da compra, muitos detalhes do carro não são conferidos, principalmente no que se refere aos cuidados com a manutenção e itens de segurança, o que poderá ocasionar complicações futuras”, ressalta a diretora do Procon, Ana Paula Satcheki.

Outra dica é relacionar na própria nota fiscal ou em outro documento as reais condições do veículo, como, por exemplo, se houve substituição de peças do motor, avarias de pintura, a realização de manutenções obrigatórias e facultativas, relativas à troca de óleos e fluídos, bateria, correias, fusíveis, entre outros.

Se após a compra o carro apresentar problemas, o consumidor deve se dirigir à loja para exigir reparação. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o prazo de garantia de qualquer produto é de 90 dias. “Se no período máximo de 30 dias, após o comunicado, não houver solução do caso, a pessoa deve procurar o Procon para formalizar a reclamação, visando um acordo entre as partes”, orienta Ana Paula.

Dentro dos seus direitos, determinados pelo Código de Defesa do Consumidor, o comprador poderá exigir a devolução do dinheiro, substituição do produto por outro ou mesmo o abatimento proporcional do preço. “Isso só vale para as compras feitas em estabelecimentos comerciais, cuja atividade praticada é a revenda de veículos usados, ou, como muitos costumam dizer, no estado em que se encontram”, explica a diretora. Outra questão importante é conferir toda a documentação do carro junto ao Detran, pois pode haver pendências, como o não pagamento de multas e alienação. “O veículo poderá, inclusive, ter sido furtado e usado em ações criminosas.”

No Procon de Santo André,  o número de atendimentos relacionados à compra de carros usados alcançou 92 em 2010. Já de janeiro a 11 de maio deste ano foram 114 acionamentos, cujos principais problemas foram garantia, multa, transferência, não entrega de documentação, alienação e produto entregue com danos ou defeitos.

Antes de concluir a venda, o comprador deve esclarecer todas as suas dúvidas, e, no ato, exigir a nota fiscal do veículo.

SECOM PSA

Ivana Hammerle
Telefone: +5511 4433-0135
Data 12/05/2011