17 MAI 2011
Banco Municipal de Alimentos adquire gêneros diversos da agricultura familiar

O Banco Municipal de Alimentos (BMA) de Santo André está com variedade de alimentos adquiridos de agricultores familiares, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A aquisição de novos gêneros por meio desse programa tem aumentado o número de doações em mais de 50%.

Alimentos diversificados como mandioca, goiaba, abacate, abobrinha, chuchu, cenoura, mandioquinha, pepino, alface, repolho, caqui, laranja, limão, rúcula, rabanete, mel e açúcar mascavo, entre outros, fazem parte dos novos gêneros recebidos pelo programa.

O PAA, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), ligado ao Governo Federal, é ao mesmo tempo incentivo aos agricultores familiares para a produção de alimentos e acesso à alimentação saudável de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Só em abril deste ano, mais de 80 mil quilos de alimentos do Banco de Alimentos foram provenientes da agricultura familiar. “Para esta semana, temos previsão de receber em média 25 mil quilos”, avalia a supervisora de segurança alimentar e nutricional, Patrícia Cibele Veras.

O convênio garante a aquisição de frutas, verduras, legumes, entre outros, de 161 produtores de municípios de São Paulo como Boituva, Itapeva, Bragança, Eldorado, Itaóca, Joanópolis, Porto Feliz, Santa Isabel, Sete Barras e Socorro.

“O Programa de Aquisição de Alimentos possibilita que o Banco trabalhe com maior variedade de produtos e melhor qualidade para as pessoas beneficiadas”, destaca Patrícia.

Conforme o acompanhamento junto às instituições, algumas têm respondido em 100% sua necessidade em relação a frutas, verduras e legumes. É o caso, por exemplo, da instituição Casa de Lucas – Núcleo Beneficente e Educacional que atende 130 crianças. “Ressalto a qualidade e quantidade dos itens que temos recebido neste novo projeto. Tem sido de grande valia para nós, permitindo gasto zero com hortifrutis, sobretudo enriquecendo a alimentação das crianças inscritas no programa”, afirma a coordenadora do núcleo, Regina Maria Caldas.

Os produtos vindos do Programa de Aquisição de Alimentos são adquiridos diretamente da produção e enviados para as instituições atendidas, muitos deles cultivados livres de produtos químicos.

[img_assist|nid=5917|title=O Programa de Aquisição de Alimentos possibilita maior variedade de produtos e qualidade|desc=|link=none|align=center|width=640|height=425]

Para a supervisora Patrícia, ter contato com o PAA traz duplo ganho social. “O agricultor pode vender para o programa, o que significa eliminar os atravessadores e possibilitar melhor remuneração, já que, muitas vezes, eles não têm como comercializar seus produtos. Por outro lado, os munícipes em vulnerabilidade alimentar são beneficiados com alimentos saudáveis, diversificados e de alta qualidade.”

Criado em 2000, o Banco Municipal de Alimentos é administrado pela Secretaria de Gabinete, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e conta com as colaborações da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e da Secretaria de Inclusão Social. Seus produtos beneficiam mais de 31 mil pessoas carentes que vivem em creches, albergues, abrigos e dependem de programas educacionais, comunidades terapêuticas, refeitórios comunitários e famílias carentes, das 119 instituições cadastradas.

PAA
O programa adquire alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores ou inferiores aos praticados nos mercados regionais. Os alimentos do PAA abastecem a rede de equipamentos públicos de alimentação e nutrição, entre eles cozinhas comunitárias e Bancos de Alimentos. Na modalidade municipal, a inclusão no PAA é realizada somente por meio de editais.

O PAA promove acesso à alimentação a milhares de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. É desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário. Mais informações pelo site oficial do MDS (www.mds.gov.br).

Serviço:
BMA adquire alimentos de agricultores familiares
Mais informações sobre o PAA: www.mds.gov.br
Endereço do BMA: Craisa (Avenida dos Estados, 2.195, Bairro Santa Terezinha, Santo André)
Informações para doações: (11) 4996-9500 – ramal 2029, 2030

SECOM PSA

Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP
Telefone: +55 11 4433-0115
16/05/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André