17 MAI 2011
Santo André prossegue debate sobre desenvolvimento do turismo

Nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, Santo André retoma as atividades do Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos, iniciativa do Ministério do Turismo e do Instituto Marca Brasil, em parceria com a Prefeitura, por intermédio do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura, Esporte Lazer e Turismo. Na oportunidade, será realizado o segundo módulo do projeto, cujo tema será “Competitividade do Destino: Planejamento e Gestão”. As atividades, destinadas ao Grupo Gestor de Turismo da cidade, eleito durante o primeiro módulo realizado em março, acontecerão das 8h30 às 18 horas, na Sabina Escola Parque do Conhecimento.

Nos dois dias do encontro, um representante do Instituto Marca Brasil conduzirá as atividades, apresentando ferramentas que servirão para análise e diagnóstico das diretrizes turísticas do município. De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é capacitar os atores locais para a gestão do turismo, ampliando os conhecimentos sobre planejamento estratégico e fortalecendo a governança dos destinos e sua interrelação com as respectivas regiões turísticas.

Melhores índices de competitividade do setor turístico do Estado
Santo André está entre as 16 cidades que integram uma lista com melhores índices de competitividade do setor turístico do Estado de São Paulo de um total de 65 municípios em todo o Brasil. Eles foram escolhidas após um estudo sobre as potencialidades no setor, realizado pelo Ministério do Turismo e pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado.
O trabalho foi iniciado em 2007 pelo Ministério, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Santo André foi avaliada em 2010 com 61,5 pontos, enquanto a média brasileira foi de 54, numa escala de 0 a 100. O índice é referente à soma de 13 dimensões ligadas à atividade turística. A cidade destacou-se nas categorias Capacidade Empresarial (85,2), Aspectos Ambientais (82,3), Acesso (78,2), Aspectos Sociais (77,0), Economia Local (72,2) e Infraestrutura Geral (67,3). O levantamento representa uma ferramenta facilitadora para que as cidades possam executar o planejamento estratégico do turismo.

Serviço:
Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos
2º Módulo: “Competitividade do Destino: Planejamento e Gestão”
Local: Sabina – Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso)
Data: Dias 18 e19 de maio, das 8h30 às 18h.
O evento é restrito a representantes do Grupo Gestor de Turismo de Santo André

SECOM PSA

Marcos Imbrizi
Telefone: + 55 11 4433-0137