17 MAI 2011
Santo André adota programa Time do Emprego em parceria com Governo do Estado de São Paulo

A Prefeitura de Santo André adota mais uma estratégia na cruzada pela inserção profissional. Trata-se do Time do Emprego, programa idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo voltado à orientação e preparação de trabalhadores em busca de uma vaga compatível com seu interesse, habilidade e qualificação profissional.

A partir da próxima quinta-feira (19) e sexta-feira (20), duas turmas de 25 participantes se reunirão semanalmente para aprender como elaborar currículo, quais ferramentas usar na prospecção de uma oportunidade e como se vestir e se portar durante uma entrevista de admissão, entre outras lições valiosas. Estas reuniões, com três horas de duração cada, serão realizadas no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR).

“O programa completo é composto de 12 encontros semanais, mas nosso objetivo é que o participante seja inserido no mercado antes deste período”, explica Mônica Mandarino, diretora do Departamento de Geração de Emprego, Trabalho, Qualificação e Renda (DGETQR) vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Parceria
Na parceria para a realização do programa Time do Emprego, a Prefeitura de Santo André cede espaço físico e funcionários que atuam como instrutores, enquanto a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do Governo do Estado de São Paulo cede kits compostos de duas cartilhas (coloridas e de capa dura), caderno, borracha, lápis, bloco de anotação, crachá e pasta de tecido. “Destacamos dois funcionários de carreira e com nível superior para o programa, conforme exigência da SERT. Estes funcionários ficaram duas semanas em treinamento em São Paulo, das 8h às 17h, a fim de serem habilitados como instrutores”, explica Mônica.

Para a formação destas duas primeiras turmas de alunos, foram especialmente selecionadas do banco de dados do CPETR candidatos que já tiveram oportunidade de passar por entrevistas em empresas, mas não foram bem sucedidos. “Buscamos pessoas que não foram admitidas por apresentar deficiência nesta etapa crucial do processo de seleção, justamente um dos focos do programa Time do Emprego”, explica Mônica.

Novas turmas devem ser formadas nos próximos meses. Informações pelo telefone (11) 4979-3624. Trabalhadores desempregados maiores de 16 anos ou jovens em busca do primeiro emprego formam o público-alvo do programa.

Complementar
Mônica Mandarino afirma que o programa Time do Emprego serve como luva porque seu foco é complementar às demais ações já realizadas pelo CPETR. “O Centro Público já oferecia cursos de qualificação profissional e realizava a indicação de trabalhadores cadastrados para vagas em empresas de acordo com as exigências requeridas. Agora, com este programa voltado à elaboração de currículo, preparação para entrevista de emprego e outras habilidades que antecedem a inserção profissional propriamente dita o leque está completo”, afirma a diretora do CPETR.

Cidadania
Ao analisar as apostilas desenvolvidas pelo Governo do Estado de São Paulo, percebe-se que o conteúdo vai além da missão a que se propõe, a ponto de tangenciar aspectos importantes da cidadania. Dicas de como manter uma vida saudável e técnicas de planejamento financeiro com vista no controle do orçamento doméstico são legados de conhecimento que podem ser ainda mais importantes em período de desocupação.

O décimo e último capítulo da apostila – Trabalho por Conta Própria – parece ir na contramão dos anteriores, mas não poderia ter sido mais providencial em um mundo em que o empreendedorismo desponta cada vez mais como alternativa de inclusão socioeconômica.

SECOM PSA

André Lima MTB 32.431/64
Telefone: +55 11 4433-0115
17/05/2011