18 MAI 2011
Prefeitura de Santo André adota projeto pedagógico baseado em jogos de raciocínio

Desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e o planejamento das ações nas crianças das classes de Educação Infantil da rede municipal de Santo André é o objetivo do projeto pedagógico Mind Lab, ou MenteInovadora, que chega em breve às salas de aula. “Este trabalho é o que existe de mais moderno em termos de ensino para crianças da educação infantil. Com ele, as crianças vão, por exemplo, aprender a planejar suas ações, pensar sobre os resultados que conseguirão, além de desenvolver habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas”, explica a secretária de Educação, professora Cleide Bochixio.

O projeto, inovador e fabricado apenas por esta empresa, baseia-se no uso de jogos desenvolvidos especialmente para estimular as crianças a alcançar os objetivos propostos. É conhecido também como Jogos de Israel por ter suas raízes no pensamento do educador romeno Reuven Feuerstein. Em sua experiência, em Israel, com o ensino de crianças abaladas pelos traumas do holocausto pós-Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, com dificuldades de aprendizado, desenvolveu um método de ensino que levou o seu nome, baseado na utilização de jogos de racicínio.

“Os jogos são uma das melhores ferramentas  para promover o aprendizado das crianças”, destaca a secretária. Estão sendo adquiridos cerca de 3,8 mil kits compostos por diversos jogos de raciocínio para os alunos das escolas que se interessaram na aplicação do projeto. Segundo Cleide, a proposta pedagógica da Mind Lab foi apresentada as unidades escolares que puderam optar pelo uso ou não do material.

A Secretaria de Educação está investindo cerca de R$ 1, 5 milhão na aquisição de todo o projeto pedagógico que será utilizado pelos professores da rede municipal de educação no decorrer de um ano e em toda a capacitação dos profissionais envolvidos. “Os professores têm papel de mediador na aplicação das atividades e vão ajudar as crianças a construir o conhecimento  e a desenvolver suas funções cognitivas”, acrescenta a secretária. A formação de aproximadamente duzentos profissionais acontece durante o período de trabalho, nas Reuniões Pedagógicas Semanais (RPS).

SECOM PSA

Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP / Paola Zanei Bonilha - Mtb 26.606/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0115 / 4433-0134
05 /05/2011
Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Fonte: Prefeitura de Santo André