19 MAI 2011
Secretaria de Saúde promove evento com usuários do serviço de saúde mental em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial

Nesta quarta-feira (18), em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, a Secretaria de Saúde promoveu na Praça do Carmo diversas atividades produzidas pelo Grupo Gestor de Saúde Mental de Santo André. Mais de 100 usuários do serviço participaram de atividades de pintura, dança e música. O objetivo da ação é dar visibilidade à luta no combate aos manicômios, modelo ultrapassado que difundia o isolamento de pessoas com problemas psiquiátricos.

Com este pensamento, usuários da rede de saúde mental passaram toda a manhã interagindo com a população, mostrando, entre outras ações, pinturas em tela que eles mesmos produziram, e confecção e pintura em camisetas. A data escolhida, 18 de maio, remete à chamada Lei Paulo Delgado, que estabelece novas normas e uma reforma psiquiátrica no Pais, desestimulando o uso dos manicômios como alternativa.

Além das atividades desenvolvidas no Dia da Luta Antimanicomial, Márcio Lima, conselheiro da Comissão da Área Técnica da Saúde Mental do Estado de São Paulo,  deu seu depoimento sobre a rede de saúde mental do andreense. “Sou fruto desta terra e fiz parte da reforma psiquiátrica na cidade. Me sinto parte do sucesso de políticas públicas sólidas e muito bem aplicadas como a que vemos aqui”, reforçou.

[img_assist|nid=5959|title=Usuários da rede de saúde mental passaram toda a manhã interagindo com a população.|desc=|link=none|align=center|width=640|height=452]

Rede e atendimento
No total, cerca de 1,2 mil pacientes são atendidos por mês nas unidades . A estrutura da rede de saúde mental da cidade conta com o Centro de Atenção à Saúde Mental (Casme); Núcleo de Atenção Psico-social I e II (Naps); Centro  de Atenção Psicossocial Infantil (Caps); Núcleo de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Naps),  além de moradores das residências terapêuticas e ainda o Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Caps I), localizado na Vila Guiomar, o Centro de Atenção à Saúde Mental (Casm) e o Núcleo de Projetos Especiais (NPE), que busca minimizar o efeito abusivo de álcool e drogas.

SECOM PSA

Daniel Betega / José Henrique Mioto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: +55 11 4433-0133 e 4433-0747
18/05/2011