19 MAI 2011
Administração resolve problema habitacional de 40 mil moradores do Jardim Santo André

Após anos de batalha por uma moradia mais digna, a população do Jardim Santo André pode finalmente comemorar. O governo de Santo André começou a resolver, de fato, o problema habitacional daquela área, uma das mais carentes da cidade. Nesta quarta-feira (18), o prefeito andreense, Dr. Aidan Ravin, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, oficializaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para início de obras e convênios para a total urbanização no bairro. A parceria garantirá investimento de R$ 400 milhões para a solução de problemas habitacionais, ambientais e urbanos que persistem desde a década de 70.

Trata-se do maior projeto habitacional da história do ABC, e um dos maiores do país. Apenas no Jardim Santo André serão construídas 1.300 unidades - outras 2.600 moradias serão levantadas em outras localidades do município. Além das novas casas, o projeto prevê urbanização de 2.300 lotes e regularização fundiária, com entrega de matricula-mãe à 1.324 moradores.

Entre as intervenções a serem promovidas, o projeto contempla total instalação de saneamento básico, implantação e recuperação de 51 mil m2 sistema viário e preservação de 447 mil m2 de área verde. Outro destaque será a implantação de paisagismo com arborização do bairro, iluminação, instalação de quadras esportivas, playground e lazer completo, melhorando a qualidade de vida dos moradores. “O munícipe andreense merece ser tratado com carinho e respeito. Esse é um dos bairros mais populosos e carentes de Santo André, e merecem essa solução”, comemorou Aidan.

A parceria entre governos estadual e municipal atenderá a 9.000 famílias, e as intervenções beneficiarão cerca de 40 mil pessoas que residem no bairro. O município garantiu para a comunidade em pouco mais de dois anos de negociações a solução definitiva para as melhorias necessárias tratadas desde de 1997.

Até 2008, a Prefeitura havia recebido R$ 200 milhões de investimento, porém, sem a solução dos problemas. “Agradeço o empenho de todos nessa difícil empreitada, mas muito bem sucedida, que beneficiará milhares de pessoas que vivem hoje em condições indignas. Sem a boa vontade, seriedade e competência de todos os profissionais envolvidos, jamais teríamos chegado a este ponto”, elogiou Fábio Henrique Franchi, promotor do Ministério Público, que iniciou a aproximação entre município e Estado.

O cronograma de obras tem início em setembro deste ano, com intervenções nos núcleos do Cruzado, Campineiros e Toledana. Os próximos na lista de prioridades são: Dominicanos (novembro de 2011), Lamartine (agosto de 2012) e Missionários (também no segundo semestre do próximo ano). Toda a execução tem duração prevista para dezembro de 2015.

Outra grande conquista para a comunidade é a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), anunciada no final de março, em parceria com o governo Federal. A unidade de saúde será construída atrás da Unidade Básica de Saúde do bairro. A UPA Jardim Santo André terá capacidade de atender até 450 pacientes por dia, e contará com cerca de 20 leitos. As obras serão iniciadas no segundo semestre deste ano e entregues no primeiro trimestre de 2012.

SECOM PSA

Thiago Oliveira
Telefone: +5511 4433-0164
18/05/2011