19 MAI 2011
Paranapiacaba terá encontro de culturas cigana e indígena

[img_assist|nid=5966|title=Feira de artesanato e produtos no antigo mercado está entre as atrações.|desc=|link=node|align=left|width=480|height=640]No próximo domingo (22), a Vila de Paranapiacaba será a sede do Encontro de Culturas Cigana e Indígena. As atividades acontecerão das 10 às 17 horas no Clube União Lyra-Serrano e no antigo mercado, na Parte Baixa da Vila. Todas as atividades são gratuitas e não é necessária inscrição prévia.

Estão confirmadas as participações do prefeito de Santo André, Dr. Aidan Ravin; de  Cássio Rodrigo, assessor de Cultura para Gênero e Etnias, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e de Antonio Carlos Arruda da Silva, da Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania. Noeme Ferreira dos Santos, do Departamento de Humanidades da Secretaria de Governo de Santo André destaca a importância do evento por “tratar-se de uma ação afirmativa para o efetivo progresso e desenvolvimento cultural dos povos indígenas e ciganos”.

A programação no Clube União Lyra-Serrano começa às 10h30, com o momento de canto e dança da etnia Wassu Cocal. Estão previstas ainda danças ciganas, peça teatral sobre a visão da cultura indígena e oficina de contos e mitos e pintura corporal, entre outros. A partir das 13 horas será realizado o 1º Encontro de Indígenas Vivendo em Cidades, com a participação de representantes dos povos Pankará, Pakararu, Pankararé, Fulni-Ô, Kaimbé, Terena, Wassu Cocal, Pataxó Xavante, Mura e Nhambiquara. E, às 13h30, acontecerá o 2º Encontro de Cultura Cigana e Políticas Públicas. O show de encerramento será às 16horas, com a banda Guardiões da Noite no Oriente. No antigo mercado, a partir das 11 horas, o público poderá conferir a feira de artesanato e objetos das culturas e a mostra de culinária e o ritual do Moitará.

O Encontro de Culturas Cigana e Indígena em Paranapiacaba é organizado pelo Departamento de Humanidades da Secretaria de Governo da Prefeitura de Santo André. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas através do telefone 4433-0163, ou no sítio da Prefeitura na Internet: www.santoandre.sp.gov.br.

Serviço:
Encontro de Culturas Cigana e Indígena em Paranapiacaba

Locais: Clube União Lyra-Serrano (Rua Antonio Olyntho, s/n), e Antigo Mercado (Rua Campos Salles, s/n), na Parte Baixa de Paranapiacaba.

Data: Domingo, 22 de maio das 10 às 17 horas

Clube União Lyra Serrano: 1º Encontro de Indígenas Vivendo em Cidades, 2º Encontro de Cultura Cigana e Políticas Públicas, apresentações de cantos e danças das culturas, oficinas, entre outros.

Antigo Mercado: Feira de artesanato e produtos e mostra de culinária.

Entrada franca, não é necessária a inscrição prévia

Mais informações: (11) 4433-0163

Site:

SECOM PSA

Raquel Budow e Marcos Imbrizi

Telefone: + 55 11 4433-0127/0137

19/05/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter:

Última modificação emQuinta, 19 Maio 2011 08:41
Fonte: Prefeitura de Santo André