23 MAI 2011
Craisa regulariza trabalhadores autônomos da Ceasa do Grande ABC

A Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) está realizando cadastros para regularizar os trabalhadores autônomos que atuam como carregadores para os permissionários dos boxes da Ceasa do Grande ABC, mercado atacadista que fica dentro da autarquia. A iniciativa vai proporcionar a essas pessoas trabalhar regularmente registrados como trabalhador autônomo nos órgãos competentes, além de garantir uma aposentadoria no futuro.

Antes, a grande maioria desses autônomos não contribuía com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não possuindo, assim, direitos trabalhistas. “A Craisa criou um regulamento próprio para a atividade na Ceasa e já entregou esta semana, a mais de 40 pessoas, a licença e crachá para cada trabalhador poder atuar no espaço de forma regularizada”, afirma o superintendente da Craisa, Euclides Valdomiro Marchi.

Para obter a licença, válida por 12 meses e renovável após vencimento, os trabalhadores tiveram de fazer um cadastro na Prefeitura de Santo André e no INSS. Por ser um serviço autônomo, o salário de cada trabalhador varia de acordo com a quantidade de serviços realizados.

A Craisa cedeu ainda espaço para a construção da sede da Associação dos Trabalhadores Autônomos da Ceasa (AtaCeasa) e abrigo fixo para guardar seus carrinhos de carga de descarga e movimentação de mercadorias. A associação é composta pelos próprios carregadores, que contribuem com o valor de R$ 25 mensais. Com a criação da associação, todos os carrinhos dos usuários foram pintados e identificados. Em breve, os trabalhadores terão também uniformes.

De acordo com o regulamento, entre algumas das atribuições, caberá à Craisa fixar o número de carrinhos por carregador e por box e administrar tarifas praticadas, fazer credenciamento e identificação de carregador autônomo e autorizar e emitir licença para o exercício da atividade. O regulamento completo está disponível na sede da Craisa. Outras informações pelo telefone 4996-9500.

Ceasa
A Ceasa do Grande ABC é responsável pelo abastecimento das sete cidades da região, além da Zona Leste de São Paulo e Baixada Santista. O equipamento que recebe mais de 22 mil fregueses por mês comercializa desde hortifrutigranjeiros (como frutas finas, tropicais, a granel, verduras, legumes, ovos) a flores, pescados, atípicos e diversos. Os preços dos produtos vendidos são de 10 a 20% mais baratos, comparando-se aos valores normais dos mercados.

Diariamente, são vendidas em média 435 toneladas de alimentos, o que chega em torno de 11 a 12 mil toneladas ao mês, valores que colocam a Ceasa do Grande ABC entre as quatro maiores do Estado de São Paulo, atrás somente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e das Ceasas de Ribeirão Preto e Campinas.

A Ceasa do Grande ABC tem 160 m² e está localizada dentro da Craisa (Avenida dos Estados, 2.195 – bairro Santa Terezinha, em Santo André) e funciona de segunda-feira a sábado, das 2 às 14 horas. As segundas-feiras e feriados a abertura é facultativa.

Serviço:
Craisa realiza cadastro para regularizar trabalhadores autônomos da Ceasa
Local: Craisa, Avenida dos Estados, 2.195, bairro Santa Terezinha, Santo André
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 2 às 14 horas
Outras informações: www.ceasagrandeabc.com.br e (11) 4996-9500

SECOM PSA

Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP
Telefone: +55 11 4433-0115
20/05/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre

Última modificação emSegunda, 23 Maio 2011 08:23
Fonte: Prefeitura de Santo André