25 MAI 2011
Merenda escolar andreense abastece também rede estadual da cidade

[img_assist|nid=6041|title=Em média, 117 mil alunos de Santo André recebem merenda escolar distribuída pela Craisa|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]

Em média, 117 mil alunos da rede municipal, estadual e entidades conveniadas de Santo André recebem merenda escolar distribuída pela Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) em 180 espaços educacionais. O município é o único do ABC que atende a rede estadual.

O cardápio é composto por frutas, verduras e legumes, sempre respeitando a safra dos alimentos. Pratos diferenciados como macarronada, risoto de frango ou carne, sopa, farofa, entre outros, compõem a variação das refeições. “Esses alimentos são essenciais para compor uma alimentação equilibrada e balanceada nutricionalmente, pois são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras”, avalia Joelma Araújo Tagawa, supervisora de alimentação escolar.

Para produzir todas as refeições diárias são utilizadas aproximadamente 200 toneladas por mês de gêneros perecíveis como carnes, hortifrutigranjeiros e alimentos estocáveis como arroz, feijão e macarrão, entre outros. Dois itens do cardápio escolar, banana e feijão, são provenientes da agricultura familiar.

Todo o processo desde a aquisição dos alimentos até o preparo final para o consumo dos alunos é realizado por uma grande equipe de funcionários operacionais, administrativos e técnicos da Craisa, em média 330 pessoas, que primam pela qualidade das refeições oferecidas.

O Programa de Alimentação Escolar de Santo André possui qualidade nutricional, onde o cardápio é elaborado por nutricionistas, de acordo com as necessidades de cada faixa etária e permanência do aluno na escola, além de realizar os Procedimentos de Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos, de acordo com a exigência da legislação vigente.

Atualmente, a autarquia distribui merenda para 85 escolas estaduais; 51 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs); 26 creches e 18 entidades filantrópicas, totalizando 180 espaços educacionais. O benefício da alimentação escolar é assegurado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação, para alunos da rede pública, além da contribuição do Estado.

Saúde na escola
Algumas Emeiefs já estão recebendo avaliação antropométrica dos alunos, projeto piloto que mede a altura, peso e circunferência abdominal para detectar se o estudante está com sua saúde nutricional normal ou se apresenta algum problema de obesidade e desnutrição, entre outros. Essa primeira etapa atenderá 3.070 alunos que vão  receber posteriormente a análise final de resultados com orientações nutricionais. A ação é realizada por profissionais da Secretaria de Saúde, juntamente com a equipe de nutrição da Craisa.

Periodicamente, a equipe técnica de nutricionistas e orientadoras da merenda passa por cursos de capacitação voltados para a área de Alimentação Escolar, sempre buscando o aperfeiçoamento para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Premiação
Em outubro de 2009, a equipe do Programa de Alimentação Escolar de Santo André foi premiada no 11º Seminário de Alimentação Escolar, que ocorreu em Campinas. Organizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), ligado ao Governo do Estado de São Paulo, a ação é direcionada a profissionais de nutrição de várias cidades brasileiras. Na ocasião, 15 trabalhos foram apresentados, dos quais dois  seriam premiados, e um deles foi de São André. O trabalho premiado do município do ABC teve como tema “Diagnóstico - Coleta de Amostra de Alimentos nas 23 creches do município de Santo André”.

[img_assist|nid=6042|title=O cardápio é elaborado por nutricionistas, de acordo com as necessidades de cada faixa etária e permanência do aluno na escola|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]

Serviço:
Merenda Escolar de Santo André tem qualidade nutricional
Local: em 180 instituições educacionais
Funcionamento: durante os dias letivos
Atendimento: em média 117 mil estudantes
Quantidade mensal de alimentos: 200 toneladas
Distribuição: pela (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André)

SECOM PSA
Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP

25/05/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre