25 MAI 2011
Santo André é pioneiro em realizar exame para evitar infecções neonatais

Com o objetivo de diminuir a incidência de mortalidade neonatal causada pela infecção de estreptococos do grupo B, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, realiza exame na secreção vaginal das gestantes durante o pré-natal. A medida, pioneira nos serviços públicos no Brasil, tem contribuído para diminuição da incidência de infecções neonatais nos recém-nascidos, reduzindo o tempo de internação dos bebês, o custo da UTI Neonatal e, principalmente, a mortalidade neonatal.

A medida, já utilizada em países desenvolvidos como os Estados Unidos, e nações na Europa, tem demonstrado resultados cada vez mais promissores no atendimento das gestantes e recém-nascidos nas maternidades. No País, o município de Santo André é pioneiro na implantação da realização do exame durante o pré-natal no sistema público de saúde, alcançando assim índices de infecções neonatais próximos aos países desenvolvidos.

De acordo com o doutor Rogério Tadeu Felizi, coordenador da Saúde da Mulher, os exames são feitos nas Unidades Básicas de Saúde da rede andreense, numa média de 300 por mês. “Caso seja detectado o problema, o tratamento é feito com antibiótico e tem cura”, explica o médico. “O exame faz parte do Protocolo de Pré-Natal da Secretaria de Saúde de Santo André”, completa.

Histórico
Durante as três últimas décadas, poucos tópicos na literatura científica obstétrica e pediátrica, como também na imprensa leiga, têm despertado tanta atenção como a infecção neonatal de início precoce pelo estreptococos do grupo B. Essas infecções apresentam alto índice de morbidade e mortalidade, principalmente nos pacientes com diminuição da defesa imunológica, como os recém-nascidos.

A determinação dos fatores de risco, por meio de anamnese da paciente e exames clínicos acompanhados de culturas de urina, vaginal e retal para o estreptococos do grupo B, deve ser estimulada entre os profissionais de saúde responsáveis pelos cuidados de pré-natal. Isso permite a identificação de mulheres colonizadas pelo estreptococos do grupo B e a instituição de profilaxia antibiótica endovenosa durante o trabalho de parto, a qual reduz a infecção neonatal.

SECOM PSA

Daniel Betega / José Henrique Mioto
Assessoria de imprensa
+ 55 11 4433-0133/ 0475
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
25/05/2010

Fonte: Prefeitura de Santo André