27 MAI 2011
Presença de consumidores críticos e exigentes é intensa no Procon de Santo André

A universitária Sandra Regina Stopa de Lima não abre mão da qualidade dos produtos e serviços. Quando vai às compras, também fica alerta aos preços. “Toda semana vou ao supermercado e observo que houve diferenciação dos valores de alguns itens. Então, fico de olhos abertos, pois o salário não acompanha os aumentos”, comenta.

A postura de Sandra representa a mudança de comportamento do consumidor ao longo dos anos; mais crítico e exigente.  “No passado, eu não me importava com o prazo de validade dos produtos. Hoje, eu confiro a data. Se houver alimento vencido, por exemplo, chamo o responsável e questiono”, afirma a universitária.

E, quando se trata de direitos, Sandra não pensa duas vezes em ir à luta. Surpreendida com uma fatura com valores exorbitantes, sem ter feito compras, a universitária recorreu ao Procon de Santo André para fazer reclamação. “Foi rápido, fácil e me atenderam muito bem. Aconselho a todos a fazerem o mesmo quando se sentirem lesados.”

A doméstica, Maria Fátima do Nascimento, também buscou ajuda do órgão para resolver um problema. Após ter seu cartão de crédito furtado, fez ocorrência, seguiu todos os procedimentos exigidos pela operadora e mesmo assim teve o nome inserido no Serasa. “É lamentável, mas, não vou desistir dos meus direitos.”

“São consumidores como esses que passam a cada dia pelas mesas dos técnicos do Procon; mais indignados e reivindicadores de seus direitos. Além de buscarem a solução para seus problemas, querem registrar suas reclamações buscando da empresa uma retratação, ainda que verbal, pelo transtorno que passaram”, afirma a diretora do órgão, Ana Paula Satcheki.

A diretora diz ainda que é muito importante que o consumidor registre sua reclamação junto ao Procon, pois só assim é possível verificar se a conduta praticada pelas empresas foi individual ou coletiva. “O registro da reclamação pelo consumidor é o termômetro para termos a certeza se determinada empresa teve apenas um descuido ou adota a postura reclamada como prática”, explica.  Acrescenta que, nesses casos, outras ações podem ser adotadas pelo órgão, como a lavratura de um auto de infração, ou mesmo a propositura de uma ação civil pública.

Reclamações

A nova conduta do consumidor está refletida no aumento de atendimentos no Procon de Santo André. Somente de janeiro a maio deste ano, foram registrados 7.581 contra 6.170 do mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 26,86%.  Os principais acionamentos foram: produtos (telefone, microcomputador e televisão) e assuntos financeiros (cartão de crédito, bancos e financeiras).

Em função desta nova característica do consumidor moderno, a Prefeitura de Santo André revitalizou toda estrutura de atendimento do Procon. “Não poderíamos fechar os olhos para o aumento da demanda, por isso todo o empenho em criar condições de melhoria no atendimento, melhorando o espaço físico, acabando com as senhas por ordem de chegada, deixando a disposição do consumidor vídeos institucionais para que ele assista enquanto aguarda ser chamado”, ressalta Ana Paula.

SECOM PSA
Ivana Hammerle
Telefone: +5511 4433-0135
Data 27/05/2011