30 MAI 2011
Banco de Alimentos promove oficinas de culinária em junho

[img_assist|nid=6096|title=Equipe do Banco de Alimentos ensina oficinas de culinária com aproveitamento integral de alimentos|desc=|link=node|align=center|width=640|height=420]

A equipe de nutrição do Banco Municipal de Alimentos (BMA) de Santo André já está com programação completa para as oficinas de culinária e de boas práticas alimentares para o mês de junho. As atividades, destinadas a instituições cadastradas no Banco, parceiros doadores e ao público em geral, ocorrem mediante agendamentos prévios. Só em junho, o projeto deve atender aproximadamente 160 pessoas.

Os cursos, de caráter educacional, fazem parte de um ciclo de atividades que a equipe de nutrição do Banco realiza desde 2001 para as 119 entidades cadastradas. Só em 2010, a ação permanente já atendeu mais de 1,5 mil pessoas. “Nas aulas, ensinamos alternativas para usar os alimentos de forma integral e com alternativas saudáveis”, explica a nutricionista responsável pelo Banco, Patrícia da Rocha Veras.

Entre os principais temas trabalhados durante as aulas estão aproveitamento integral de alimentos, higiene e manipulação, oficinas de culinária com receitas econômicas, alimentação saudável, desperdício e elaboração de cardápios. As atividades, com duração média de duas horas, são ministradas por nutricionistas do BMA.

Confira abaixo uma das receitas que serão trabalhadas durante as oficinas deste mês:

Doce de casca de mexerica
4 unidades de casca de mexerica poncã
3 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
Canela em pau a gosto
6 unidades de cravo

Preparo:
Corte as cascas de mexerica em tirinhas, coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo para aferventar rapidamente. Retire a água, escorrendo numa peneira. Coloque as cascas numa travessa, cubra com água gelada e deixe de molho durante três dias, trocando a água duas vezes ao dia. Mantenha sob refrigeração. No terceiro dia, coe a água e junte a casca aos demais ingredientes. Leve ao fogo médio e mexa até secar.

Confira a programação de junho:
Dia 3, às 9h30 – Instituto Amigos da Beata Catarina e Judite Cittadini, Estrada da Cata Preta, 2.567, Vila João Ramalho

Dia 15, às 15h - Cooperativa de Consumo (Coop) Capuava, Avenida das Nações, 1.600, Parque Erasmo Assunção

Dia 17, às 14h30 – Casa da Sopa (Manacá da Serra), Rua Espírito Santo (final da viela 6), Cidade São Jorge

Dia 22, às 14h30 – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Casa Amarela, Avenida Queirós dos Santos, 736, Centro

Dia 25, às 14h - Paróquia São João Batista, Rua Guaratinguetá, 150/151, Jardim Alzira Franco

Dia 29, às 14h30 – Parque Escola, Rua Anacleto Popote, 46, Jardim Valparaíso

Banco Municipal de Alimentos

O Banco Municipal de Alimentos de Santo André, o primeiro implantado na América Latina, coleta, junto aos setores de alimentos, produtos próprios para o consumo, mas que não são comercializados. Os gêneros doados são selecionados e entregues gratuitamente a 119 entidades sociais cadastradas, beneficiando aproximadamente 31 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A atuação do Banco não se limita apenas à distribuição de produtos, mas também assegura o consumo saudável dos alimentos, envolve a questão do desperdício, combate à fome e educação alimentar, além de promover cursos nutricionais ministrados por profissionais do programa.

Criado em 2000, o Banco é administrado pela Secretaria de Gabinete, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e conta com as colaborações da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e da Secretaria de Inclusão Social. Ele está localizado dentro da Craisa (Avenida dos Estados, 2.195 – bairro Santa Terezinha). Mais informações para doações e agendamentos de oficinas culinárias pelo telefone (11) 4996-9500, ramal 2029 e 2030.

SERVIÇO:
Oficinas de Culinária do Banco de Alimentos
Informações para participar: (11) 4996-9500 – ramais 2029 e 2030

SECOM PSA
Elieuda Queiroz - Mtb 56913/SP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.';document.getElementById('cloak3dc39abadb1f1d32bdf8b1704a013678').innerHTML += ''+addy_text3dc39abadb1f1d32bdf8b1704a013678+'';
Telefone: +55 11 4433-0115
27/05/2011

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter:

Última modificação emSegunda, 30 Maio 2011 07:06
Fonte: Prefeitura de Santo André