30 MAI 2011
Santo André escolhe delegados municipais para etapa estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde

Nem o frio nem a chuva durante o sábado (28/05) espantaram o público que participou da etapa municipal da 14ª Conferência Nacional de Saúde. No evento, foram escolhidos 24 delegados que irão representar a cidade em todas as etapas da Conferência Nacional. O prefeito Dr. Aidan Ravin abriu a solenidade e o secretário municipal de Saúde, Nilson Bonome, deu posse aos eleitos e encerrou o evento.

A conferência extraordinária tem por objetivo impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde assegurados na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde. Também fazem parte das metas, avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, acolhimento e qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde; fortalecer o Controle Social no SUS e proporcionar formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Os eleitos representam os gestores, trabalhadores e usuários do sistema de saúde e garantem participação de toda a sociedade nas decisões. “Temos que ser parceiros. Um conselho com participação de diversos segmentos não significa que devem estar de lados opostos. Pelo contrário. Juntos é que encontramos os melhores resultados”, disse o prefeito Aidan.

O eixo central da conferência foi “Acesso e Acolhimento com Qualidade – um desafio para o SUS”. Deste tema, três subeixos foram debatidos pelos grupos. O primeiro tinha como meta a discussão da Política de Saúde na Seguridade e Gestão de Sistema. Numa outra sala, o tema 2, Participação da Comunidade e Controle, social era abordado, enquanto o subeixo 3 tinha como tema Gestão do SUS – Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação do Sistema Público x Privado, do Trabalho e da Educação em Saúde.

[img_assist|nid=6103|title=O tema central foi dividido em três subeixos e discutido entre os participantes da conferência.|desc=|link=none|align=center|width=640|height=428]

“Bem mais do que cumprir metas de realizações das etapas, o que vimos hoje (sábado) foi a sociedade se mobilizando para discutir o que queremos para a Saúde”, disse Aguinaldo Teixeira, secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde.

Ao dar posse ao delegados eleitos e encerrar o evento, o secretário de Saúde de Santo André, Nilson Bonome, destacou a democracia. “Num regime democrático, todos devem ser ouvidos, e o que vivemos aqui foi a expressão máxima da democracia, com todos os segmentos da sociedade se fazendo representar e opinando sobre o futuro do sistema de saúde”, disse.

SECOM PSA

Daniel Betega / José Henrique Mioto

Tel. (11) 4433-0133/ 0475
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
30/05/2010

Última modificação emTerça, 31 Maio 2011 07:39