31 MAI 2011
Prefeitura de Santo André amplia Ronda Escolar com mais veículos utilitários

[img_assist|nid=6118|title=Novas viaturas da Ronda Escolar irão valorizar o branco e o amarelo|desc=|link=node|align=center|width=640|height=494]Patrulhamento preventivo diário em todas as unidades de ensino municipal. Esse é o objetivo da Ronda Escolar, programa da Guarda Civil Municipal (GCM) da Prefeitura de Santo André, que ganhará apoio de mais quatro carros nos próximos dias. Os novos veículos -- modelo Blazer -- eram utilizados pela extinta Ronda Operacional Municipal (Romu) e passarão a executar rondas preventivas nas escolas municipais. Em breve, a administração irá adquirir mais 10 veículos para o serviço.

O Ronda Escolar também terá apoio da frota de motocicletas. Quando estiver operando com a estrutura planejada completa, o programa deverá ter cerca de 80 guardas para fazer rondas nas escolas nos horários de entrada e saída.

O secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, Adilson de Lima, afirma que a GCM já fazia rondas pelo perímetro escolar. "Vamos intensificar o patrulhamento para trazer mais tranquilide a pais, alunos e funcionários", afirma Lima.

Mudança
Diferentemente dos utilitários utilizados pela extinta Romu, os quais tinham o azul-marinho como cor predominante, os carros da Ronda Escolar irão valorizar o branco e o amarelo, em referência ao brasão de Santo André, nas laterais e no capô. Além dos 10 veículos que a Prefeitura irá adquirir para o programa, a administração pretende incrementar a GCM com mais 30 motos, que auxiliarão nas rondas escolares, mas, sobretudo, ampliarão o patrulhamento pelos bairros.

A ampliação da Ronda Escolar e o aumento da vigilância pelos bairros não representam apenas inserção de serviços, mas uma evolução conceitual na GCM. “A missão constitucional da Guarda Civil é proteger bens municipais, serviços e instalações, e não a usurpação das forças de segurança do Estado. Queremos colaborar com o trabalho das polícias Civil e Militar e interagir, cada vez mais, com a comunidade”, afirma Lima.

SECOM PSA
Fabiana Chiachiri
Telefone: +5511 4433-0154
Data: 31/05/2011