31 MAI 2011
Secretaria de Saúde capacita Conselheiros Municipais de Saúde com mais de 30 horas de cursos

As ações de capacitação dentro do ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS) para os conselheiros municipais de Saúde são características do mandato em Santo André. Para que os participantes tenham consciência do seu papel na sociedade, tanto na atuação junto às unidades de saúde bem como na execução do Plano do Conselho Municipal, eles passam por horas de capacitação, que englobam palestras, cursos e seminários.

No total, os atuais Conselheiros Municipais de Saúde participaram de mais de 30 horas de atividades, com temas como a história das políticas de saúde no Brasil, no SUS – Sistema Único de Saúde em Santo André, traçando uma linha do tempo desde o lançamento da pedra fundamental do Centro Hospitalar Municipal (CHM), à apresentação da rede municipal de Saúde de Santo André e ao organograma dos equipamentos e programas de saúde municipal, além do papel dos conselheiros, o pacto da gestão, planejamento com quadro de metas, com definição de prioridades, avaliações e monitoramento da rede.

Contribuindo nas discussões sobre as políticas de saúde, elaboração dos planejamentos e melhoria contínua dos indicadores de saúde, a Secretaria busca cada vez mais democratizar as informações estimulando a participação da sociedade.

No próximo dia 9 de junho (quinta-feira), acontece a primeira etapa da eleição dos conselhos diretores das Unidades de Saúde em todas as UBS da cidade. No dia 11, do mesmo mês, nova edição acontece em Paranapiacaba e Parque Andreense. A segunda etapa ocorre no dia 2 de julho, prosseguindo com a posse dos novos conselheiros em outubro, abrindo campo para as pré-conferências e a Conferência Municipal de Saúde.

SECOM PSA
Daniel Betega / José Henrique Mioto
Tel. (11) 4433-0133/ 0475
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
31/05/2011

Fonte: Prefeitura de Santo André