01 JUN 2011
Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André completa 8 anos

O Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André comemora no próximo dia 5 de junho o seu 8º aniversário. O espaço foi criado em 2003, no prédio sede do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), à partir da adoção do modelo de saneamento integrado executado pela autarquia, que inclui as atividades de drenagem de águas pluviais, gestão de água e esgoto, gerenciamento de resíduos sólidos, gestão ambiental e o gerenciamento de riscos urbanos, por meio da Defesa Civil.

O Centro de Referência procura desenvolver projetos para difundir conhecimentos na área ambiental, com o intuito de incentivar o debate e a reflexão sobre esta temática. “É um espaço multifunção, voltado para a realização de pesquisas e multiplicação de conhecimentos”, disse Silvana Gabriel, bibliotecária e responsável pelo Centro de Referência.

O local, de 380m² possui biblioteca, videoteca, auditório com 50 lugares e microcomputadores com acesso a internet. São organizados periodicamente eventos como palestras, cursos, seminários, debates e exposições com a participação de profissionais conceituados e de destaque na área ambiental, que contribuem para que o espaço se consolide como agente de conscientização. O acervo amplo - com cerca de 4.200 livros, 239 vídeos e 2,3 mil artigos de periódicos, todos sobre meio ambiente - atrai um público diverso, formado por crianças, estudantes, técnicos e acadêmicos.

Nestes oito anos, a bibliotecária afirma que o espaço tem se firmado como difusor das questões ambientais, para pesquisadores, alunos e munícipes, seja por meio das palestras, eventos ou pelo material disponível para consulta, sempre procurando desenvolver o espírito crítico.

Sala Verde
O Centro de Referência participa do Projeto Sala Verde desde 2005, uma  iniciativa do governo federal que possibilita o acesso da população à informação ambiental. Ao selecionar um espaço como Sala Verde, o Ministério do Meio Ambiente se compromete a fornecer, gratuitamente, materiais bibliográficos, eletrônicos e videográficos para o local. Este conteúdo é posteriormente disponibilizado aos usuários para consulta e para empréstimo. Somente este ano, já foram recebidos 147 itens.

Silvana contou que o Semasa envia ao Ministério um relatório anual com os trabalhos que são realizados no espaço. “O Centro de Referência, como Sala Verde, assumiu o compromisso de compartilhar o material recebido e instituir uma política de divulgação das questões ambientais”, disse.

Centro de Referência em Saneamento Ambiental
Endereço: Rua José Caballero, 143 – Centro – Santo André